foto
O Tribunal Internacional de Justiça, que fica em Haia, na Holanda, começa a analisar nesta quinta-feira (11) a queixa apresentada pela África do Sul contra Israel de genocídio dos palestinos na Faixa de Gaza.
Nesta primeira audiência em Haia, 15 juízes vão ouvir a argumentação sul-africana, que tem o apoio do Brasil e de vários países. O objetivo da África do Sul é o fim imediato do genocídio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou o apoio do Brasil à denúncia apresentada pela África do Sul contra Israel em 29 de dezembro de 2023, na Corte Internacional de Justiça (CIJ). O país africano acusa Israel de praticar um genocídio contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
A informação do apoio foi anunciada pelo Palácio do Itamaraty, em nota à imprensa, horas após o presidente receber o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
A denúncia diz que Israel viola a Convenção sobre o Genocídio de 1948. O tratado define genocídio como “atos cometidos com a intenção de destruir no todo, ou em parte, uma nação”.
Para a África do Sul, assim como vários países que apoiam a iniciativa, a violência de Israel é genocida porque se destinam a destruir parte substancial do grupo nacional, racial e étnico palestino. “Como um povo que já provou os frutos amargos da desapropriação, discriminação, racismo e violência patrocinada pelo Estado, estamos certos de que ficaremos do lado certo da história”, dizem os africanos. (Com informações da Agência Brasil)
(foto marcelo verdial - divulgação) Campinas recebe, de 19 a 25 de setembro, o Circuito…
(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…
(foto lula marques ag brasil) O deputado cassado e foragido Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um…
(imagem ilustr. reprodução unicamp divulgação) No próximo dia 23 de setembro, a partir das 17h,…
(foto divulgação) Movimentos sociais, pesquisadores, representantes políticos e organizações da sociedade civil participam, neste sábado…
(foto paulo pinto - ag brasil) O benefício pago pelo programa Bolsa Família será reajustado…