Em comemoração à Semana da Criança, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta neste sábado, 7 de outubro, e domingo, 8 de outubro, o Kids Concerto. As apresentações serão no Teatro Municipal Castro Mendes, às 20h e às 11h, respectivamente. Os ingressos já estão à venda no site do teatro. (https://teatrocastromendes.com.br/)
O regente será o maestro convidado Eduardo Pereira e a narração cênica de Enrico Verta. O programa traz a obra “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; Blim, Blem, Blom” de Tim Rescala, que terá a sua “debut” na cidade e o “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, 40 anos após a sua primeira apresentação em Campinas, no mesmo teatro.
Magia em forma de música
O Aprendiz de Feiticeiro, de 1897, de Paul Dukas expressa a magia em forma de música instrumental. A peça trata de um aprendiz de magia que decide fazer encantamentos para se ver livre do trabalho. Ele então faz com que uma vassoura o obedeça e carregue baldes de água por ele, só que perde o controle sobre a vassoura.
Escrito para uma grande orquestra, este poema sinfônico tem um programa, isto é, um enredo bem definido, que o seu subtítulo “Scherzo Sobre uma Balada de Goethe” nos indica. É a peça mais conhecida e tocada de Dukas e foi incluída no filme Fantasia, de Disney, em 1940. No filme, foi tocada pela Orquestra de Filadélfia, regida por Leopold Stokowski.
Apresentar a música clássica
A outra peça é Blim-Blem-Blom, programa criado e produzido por Tim Rescala, com a intenção de apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil. O nome vem de uma suíte homônima composta por Tim. A proposta da suíte, de tratar a linguagem musical como uma brincadeira, se manteve na concepção da série radiofônica. A série já passou por algumas temporadas, com diferentes formatos, mas sempre com a participação de crianças na equipe.
Celebração da amizade
Com texto e música assinados por Sergei Prokofiev, a composição Pedro e o Lobo de Prokofiev narra a história de um menino que vive com seu avô próximo a uma floresta. Em um dia ensolarado em que tudo parecia correr bem, o jovenzinho e seus amigos animais se veem em perigo, diante de um lobo ameaçador. O enredo é uma celebração da amizade, da coragem e do trabalho em grupo e ganha ainda mais cor e vitalidade com a música que o acompanha. O enlace entre os sons dos instrumentos da orquestra, os personagens e a ação narrativa unificam música e texto. Cada um dos personagens da obra é associado a um instrumento ou grupo de instrumentos: Pedro é associado às cordas; o pássaro, à flauta; o gato, ao clarinete; o pato, ao oboé; o avô, ao fagote; o lobo, às trompas; os caçadores, à percussão. (Com informações de divulgação)