A Casa de Vidro do Museu da Cidade, localizada no Lago do Café, em Campinas, abre suas portas para a exposição fotográfica Construções Poéticas da fotógrafa campineira, Juliana Engler. A exposição oferece um olhar único sobre a vida urbana, vista através da janela de sua casa e registrada pela lente do seu celular a partir de março 2020, em um momento em que o mundo se recolheu devido à pandemia de Covid-19. A abertura da exposição será celebrada dia 10 de novembro, 19h, e as visitas seguirão até 9 de dezembro.
A mostra conta com 14 imagens de 50cm x 50cm impressas em painéis de acrílico, uma vez que este material traz um diálogo interessante com o conceito do trabalho pelos reflexos e transparências possíveis. Com curadoria de Ana Helena Grimaldi e Carolina Engler, além das fotos registradas no período pandêmico, foram incluídas também novas imagens da artista, inéditas e confeccionadas especialmente para a exposição.
Conexões por meio da fotografia
A exposição Construções Poéticas mergulha na experiência humana durante tempos desafiadores. Juliana Engler, ao se deparar com a contingência da pandemia, transformou sua janela em um espelho-lente para explorar as complexas relações entre o dentro e o fora. Capturou a solidão e o silêncio que permeavam a vida cotidiana, revelando reflexos que se ampliaram, modificaram e multiplicaram preenchendo as ruas da cidade.
“A exposição é um convite para questionar como habitar e criar novas realidades a partir das imagens que enxergamos. As fotos retratam como a janela se tornou um ponto de encontro e intersecção entre o eu e o mundo exterior, transformando superfícies distantes em experiências íntimas e poéticas. Essa experiência também mostrou as possibilidades da fotografia por celular, democratizando a arte”, destaca a artista.
Depois da temporada na Casa de Vidro, a exposição irá percorrer por mais locais de Campinas. Uma parte do acervo vai para o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 12 de dezembro e 11 de janeiro. As outras fotos irão para e Casa da Cultura Fundação Cultural de Itajaí e ficarão expostas de 11 de dezembro a 11 de janeiro.
O projeto Construções Poéticas foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.(Com informações de divulgação)
Serviço
Exposição Construções Poéticas
Juliana Engler
Abertura: 10 de novembro, 19h
Onde: Casa de Vidro – Museu da Cidade
Rua Heitor Penteado, 2145 – Taquaral – Campinas
Visitações: de 11 de novembro a 9 de dezembro
Horários: de terça a sexta, das 10h ao 12h e das 14h às 17h; e sábados, das 10h às 14h
Entrada: gratuita