(foto fabiana ribeiro – reprod – bloco união altaneira)

O Bloco Cultural União Altaneira realizará no dia 23 de outubro, às 17h30, Oficina de Percussão com Bateria Alcalina, introdução a instrumentos de percussão de bateria de samba. O evento promete ser um esquenta já mirando o Carnaval 2024.

A oficina ocorrerá nos gramados da Unicamp, onde a Bateria Alcalina ensaia anualmente, ao lado do Ginásio de Esportes. A oficina será realizada por meio do projeto “Uma década de canções com o Bloco União Altaneira”, da puxadora do Bloco Maíra Guedes. O projeto tem apoio do FICC – Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Sobre o Bloco União Altaneira e a Bateria Alcalina

A Bateria Alcalina surgiu em junho de 2003, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campina, a partir da vontade de fazer batucada. Um grupo de estudantes da Unicamp e artistas de Campinas e São Paulo – se juntou para tocar samba e outros ritmos adaptados para a formação de batucada de escola de samba. Surgida como uma bateria universitária, logo a Alcalina mostrou sua peculiaridade e se tornou um grupo cultural de Campinas, extrapolando o âmbito da universidade.

O grupo já se apresentou em diversas ocasiões e situações, e é a base rítmica e potente do Bloco Cultural União Altaneira, criado então no fim de 2006, estreando o carnaval na avenida em 2007, sendo apitada pelo mestre Chico Santana.

Além do samba, interpreta diversos ritmos afro-brasileiros adaptados para a formação de bateria de escola de samba. Ritmos tradicionalmente tocados com atabaques, alfaias, djembes e outros instrumentos são adaptados para surdos, caixas, repiniques, tamborins, chocalhos, reco-recos, pratos, timbau e agogôs de quatro bocas: maculelê, coco, afoxé, samba reggae, funk, carimbó e ritmos criados pelo grupo integram o repertório.

A Alcalina e o Bloco União Altaneira realizaram várias viagens, momentos de grande crescimento do grupo. Destaque para o Fórum Social Mundial em Porto Alegre (2005), Festival de inverno de Diamantina MG (2005 e 2008), Festival de Verão de Cunha (2006), Rio de Janeiro (visitando escolas de samba cariocas) e Lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador BA (2009). Em 2008, tivemos tocaram com o renomado músico Paulo Moura, um momento especial da bateria.

A oficina é gratuita, mas é preciso fazer inscrição pelo e-mail: [email protected]

SERVIÇO

Oficina Altaneira – Oficina de Percussão com Bateria Alcalina

Data: 23/10/2023

Horário:17h30

Inscrições via e-mail: [email protected]

Local: Gramados da Unicamp

Entrada gratuita