Prefeitura de Campinas insiste em prédios de 7 andares contra a vontade da população de Barão Geraldo

(foto reprod. facebook wagner romão)

O governo do prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), insiste em liberar a construção de prédios de até 7 andares em um megaprojeto de urbanização no distrito de Barão Geraldo, mesmo com a oposição dos moradores da região. Segundo integrantes do movimento que participam das discussões, a oposição aos prédios no distrito é praticamente uma unanimidade entre pessoas de todos os credos e preferências políticas. Da esquerda à direita estão contra essa liberação.

No último sábado, dia 1 de julho, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Campinas (Seplurb) realizou a segunda reunião geral do ano com os moradores do Distrito de Barão Geraldo sobre o projeto de lei para um novo zoneamento do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, com regras urbanísticas atualizadas. O encontro ocorreu à tarde, no Auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

https://cartacampinas.com.br/2023/03/xxxvo-pids-e-a-participacao-popular/

Na ocasião, os representantes da Prefeitura de Campinas não recuaram na ideia de liberação de prédios de 7 andares em uma das áreas do megaempreendimento urbanístico. A proposta colocada pela comunidade de Barão Geraldo e acatada no desenho do projeto de lei a ser encaminhado para a Câmara pela Prefeitura foi incluir a limitação de construções de quatro andares na área de ampliação do PIDS. Mas o governo Dário manteve a decisão de permitir prédios de sete pavimentos na área central do polo, que corresponde ao Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp. Para os moradores, nenhuma região poderia ter prédios de até 7 andares no distrito. Alguns dos integrantes do movimento de moradores já aventam a possiblidade de se posicionarem contra todo o projeto, devido à intransigência da Prefeitura.

Ao todo, 316 pessoas assinaram a lista de participação da segunda reunião geral com os moradores no sábado. A mesa do evento foi composta por Marta Maria Fuzato, representante da Comissão de Acompanhamento; pelo subprefeito do Distrito de Barão Geraldo, Osvaldo Kaize Júnior; pela secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Carolina Baracat Lazinho; pela secretária-adjunta da pasta Marcela Pupin; e pela arquiteta e assessora técnica da Seplurb, Erica Pacheco, que fez a apresentação das informações coletadas. 

A previsão da equipe da Seplurb é realizar no próximo mês uma Audiência Pública sobre a minuta do PLC do PIDS a ser enviada à Câmara até o final do ano. Essa reunião final com a comunidade do distrito está pré-agendada para 19 de agosto, em local ainda a ser confirmado.

As informações e os materiais das discussões sobre o PIDS estão disponíveis para a população em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago