Em São Paulo – O MIS-São Paulo realiza mostra gratuita em comemoração aos 85 anos do cineasta Sylvio Back de 18 a 23 de julho. A programação exibe, em duas sessões diárias, seus doze longas.
A mostra “Sylvio Back, 85 anos” abre com o primeiro filme do autor, “Lance maior”, realizado em 1968, e que colocou Curitiba e o Paraná no mapa do cinema brasileiro. Cada filme do repertório em tela é um capítulo da vida e obra de Back, constituída por 25 livros (poesia, roteiro, ensaio) e 38 filmes de curta, média e longas-metragens, escritos e dirigidos ao longo de sessenta anos.
Na sequência cronológica, estão “A guerra dos pelados” (1971), resgate ficcional da sangrenta Guerra do Contestado (1912-1916); “Aleluia, Gretchen”, que aborda o nazi-fascismo no Sul do Brasil; “República Guarani”, que atualiza a questão indígena desde o Descobrimento; “Revolução de 30”, a revelação dos primórdios da ditadura Vargas; “Guerra do Brasil”, o primeiro filme brasileiro sobre a Guerra do Paraguai; “Rádio Auriverde”, que traz o desmonte crítico da saga da FEB na II Guerra Mundial; “Yndio do Brasil”, um retrato de como o cinema vê o nosso indígena ao longo do século XX; “Cruz e Sousa – O poeta do Desterro”, a polêmica biografia do maior poeta negro da língua portuguesa; “Lost Zweig”, representação da vida, obra e suicídio do autor do livro “Brasil, país do futuro”; “O Contestado – Restos mortais”, abordagem mediúnica da revolta separatista do Contestado; e “O Universo Graciliano”, docudrama existencial sobre o escritor Graciliano Ramos.
Sylvio Back é um cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes húngaro e alemã, nascido em Blumenau (SC), detém o título de “Doutor Honoris Causa” pela UFSC. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. (Com informações de divulgação)
SERVIÇO | Sylvio Back, 85 anos
AO VIVO no Auditório MIS
Data: 18 a 23.07
Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação de acordo com cada filme