
Em São Paulo – O MIS-São Paulo realiza mostra gratuita em comemoração aos 85 anos do cineasta Sylvio Back de 18 a 23 de julho. A programação exibe, em duas sessões diárias, seus doze longas.
A mostra “Sylvio Back, 85 anos” abre com o primeiro filme do autor, “Lance maior”, realizado em 1968, e que colocou Curitiba e o Paraná no mapa do cinema brasileiro. Cada filme do repertório em tela é um capítulo da vida e obra de Back, constituída por 25 livros (poesia, roteiro, ensaio) e 38 filmes de curta, média e longas-metragens, escritos e dirigidos ao longo de sessenta anos.
Na sequência cronológica, estão “A guerra dos pelados” (1971), resgate ficcional da sangrenta Guerra do Contestado (1912-1916); “Aleluia, Gretchen”, que aborda o nazi-fascismo no Sul do Brasil; “República Guarani”, que atualiza a questão indígena desde o Descobrimento; “Revolução de 30”, a revelação dos primórdios da ditadura Vargas; “Guerra do Brasil”, o primeiro filme brasileiro sobre a Guerra do Paraguai; “Rádio Auriverde”, que traz o desmonte crítico da saga da FEB na II Guerra Mundial; “Yndio do Brasil”, um retrato de como o cinema vê o nosso indígena ao longo do século XX; “Cruz e Sousa – O poeta do Desterro”, a polêmica biografia do maior poeta negro da língua portuguesa; “Lost Zweig”, representação da vida, obra e suicídio do autor do livro “Brasil, país do futuro”; “O Contestado – Restos mortais”, abordagem mediúnica da revolta separatista do Contestado; e “O Universo Graciliano”, docudrama existencial sobre o escritor Graciliano Ramos.
Sylvio Back é um cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes húngaro e alemã, nascido em Blumenau (SC), detém o título de “Doutor Honoris Causa” pela UFSC. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu. (Com informações de divulgação)
SERVIÇO | Sylvio Back, 85 anos
AO VIVO no Auditório MIS
Data: 18 a 23.07
Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação de acordo com cada filme
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




