
As previsões do chamado mercado financeiro (basicamente a opinião de alguns economistas que trabalha para bancos e corretoras) são sempre uma balela que nunca se concretizam e nem se aproximam da realidade. É mais um “chutômetro” do que previsão.
Mas agora o governo Lula (PT) deixou esse mercado financeiro em parafuso e o obrigou a alterar o crescimento da economia 8 vezes esse ano, passando de 0,79% para 2,19%. Vai chutar mal assim lá longe. O chutômetro inicial do mercado financeiro já está quase multiplicado por três em apenas 6 meses.
Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada hoje (3) pelo Banco Central, o país crescerá 2,19% em 2023. Para a inflação, o boletim manteve a tendência de recuo pela sétima semana consecutiva. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 4,98%. Há uma semana, a projeção do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,06%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,69%. Ou seja, o chutômetro da inflação também muda quase toda semana.
Divulgado semanalmente, o chutômetro do Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. (Com informações da Agência Brasil)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




