(imagem divulgação)

A exposição Sarjeta, idealizada pelo coletivo A Sopa Análises Marginais, será aberta ao público no dia 8 de julho, das 15h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campinas. A mostra fica em cartaz na cidade até o dia 31 de julho.

A exposição reúne 19 trabalhos, divididos em sete categorias de arte independente e descentralizada: artesanato; grafitti; lambe-lambe; performance; produções audiovisuais caseiras; slam e zine.

Em 2021, ganhou o formato virtual e contou com 584 trabalhos inscritos vindos de diferentes cidades e estados. “Buscamos contemplar representantes de várias partes do Brasil para evidenciar talentos de artistas espalhados pelas cinco regiões. Nosso intuito é a valorização da arte independente”, conta Barbara Frasson, co-fundadora do coletivo A Sopa Análises.

A ideia principal, tanto da exposição virtual quanto presencial, é de restituir o conceito de marginalidade em suas mais distintas manifestações, apoiada em linguagem visual ou audiovisual. “É muito importante trabalhar com artes que emergem no cenário marginal, pois essas linguagens artísticas são pouco contempladas em exposições”, destaca Guilherme Lima, curador e produtor do coletivo A Sopa Análises.

Vitor Barbara, artista visual e curador coletivo explica que o objetivo principal é estreitar a relação entre espectadores e obras enunciadas de artistas independentes inseridos no contexto da cultura. “Estamos muito felizes de trazer a exposição em formato presencial para que o público possa ter um contato mais próximo com essas diferentes artes”, reitera.

Os visitantes podem conferir trabalhos de Alice Domingues, Agnes Maria, Ágape Laços e Calçados, Ambar Pictórica, Cigana, Irmãos Figura, A Souza, Maria de Lucas, Odrus, MeuJaEla Gonzaga, Renato Reis, Renna Costa, Safihell, Silas Sena, Stanley Albano, Uarê , Karine de Souza, Você não sabe quem somos, Zilvan Lima.

As 19 obras são de artistas de São Paulo (capital), Ubatuba e Santa Bárbara D’Oeste, Baixada Fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Guapó (GO), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte e Congonhas (MG), Belém (PA).

A realização de Sarjeta, em formato presencial, foi contemplada pelo Edital Proac 10/2022 – artes visuais / Circulação de exposição- Programa de Ação Cultural – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. (Com informações de divulgação)

Serviço:

Exposição SARJETA

Data: de 8 de julho a 31 de julho

Abertura: das 15h às 18h

Horário para visitas a partir do dia 9 de julho: de terça a sexta: das 9h às 17h. Sábado: das 9h às 15h. Fechado aos domingos e feriados

Local: MIS Campinas

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas

Entrada: gratuita