Com arranjos que circulam entre o ideário popular e erudito, Guilherme Lamas apresenta 7 de Aço Solo

(foto divulgação)

Guilherme Lamas apresenta o Show 7 de Aço Solo com obras feitas para o Violão de 7 Cordas de Aço na formação solo. No show, Guilherme interpreta composições autorais do seu álbum recém-lançado Bem acompanhado, além de arranjos inéditos que exploram a técnica contrapontística da linguagem do Choro e Samba com temas consagradas da música popular brasileira como Sim, Na baixa do sapateiro, Folhas Secas, Aqui, oh, entre outros!

É um trabalho de composições de Guilherme Lamas, assim como releituras com arranjos inéditos que propõe a técnica aplicada ao instrumento, na versão Solo. Ou seja, o instrumento tradicionalmente utilizado para exercer a função de acompanhamento – na linguagem Choro e Samba –, agora na versão solista.

Das inúmeras questões relacionadas às músicas compostas e arranjadas, destacam-se a utilização do uso dos contrapontos como um desdobramento na construção da primeira voz (melodia). Com isso os arranjos circulam entre o ideário da música popular e erudita, pois trata-se de um repertório tipicamente popular, porém com uma roupagem erudita. Peculiaridades de reforçam a importância do Violão 7 Cordas de Aço nas funções de solista e acompanhador.

Segundo o músico e pesquisador Luís Filipe de Lima, Guilherme cria composições a partir da assinatura de cada homenageado, sem deixar de contribuir com sua vigorosa personalidade de intérprete e sua verve inspirada de compositor. O resultado é um ambiente musical que equilibra perfeitamente tradição e contemporaneidade, e que reflete a paixão do autor pelos instrumentistas que lhe serviram de referência e o guiaram à maturidade musical. (Com informações de divulgação)

Informações show de Guilherme Lamas:

Sábado 22/abril – no Pavão Cultural, 20h, ingresso R$30,00 antecipado e R$40,00 na hora.

endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-820