Categories: GeralMeio ambiente

Brasil é o maior produtor e consumidor de produtos para controle biológico, dizem pesquisadores

(foto r rufino – embrapa – div)

Os pesquisadores Wagner Bettiol, da Embrapa Meio Ambiente e Flávio de Medeiros, da Universidade Federal de Lavras, estimam que a área de produção agrícola com uso de controle biológico contra doença de plantas no Brasil deve ser superior a 70 milhões de hectares. Eles escreveram um artigo em que buscam compreender como o Brasil se tornou o maior produtor e consumidor de produtos de biocontrole. Em menos de 20 anos, o número de produtos biológicos registrados no Brasil passou de apenas um, em 2005, para 482 registrados em fevereiro de 2023.

Esse crescimento aconteceu mesmo diante da investida do governo anterior de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL), que liberou produtos químicos altamente tóxicos, alguns totalmente proibidos em outros países, para uso na agricultura brasileira. O Brasil teve aumento de casos de contaminação por agrotóxicos.

Para os pesquisadores, o Brasil tem um histórico de uso de biocontroles. “O uso do fungo Metarhizium anisopliae para controle de cigarrinha em cana-de-açúcar e estirpes fracas do vírus da tristeza dos citros para o controle desta doença na década de 1960, e de Baculovirus para o controle de lagarta da soja na década de 1970, são exemplos importantes. Na mesma década, o controle da broca-da-cana-de-açúcar por meio do uso da vespinha Cotesia flavipes se tornou uma estratégia de manejo padrão em todo o país. O sucesso dessas estratégias de biocontrole fomentadas pelas pesquisas estimulou investimentos em estudos tanto de biocontrole de pragas quanto de doenças de plantas nas décadas seguintes. No entanto, o mesmo sucesso não foi obtido com o biocontrole de plantas daninhas”, anotam.

Atualmente, dizem, para cada doença de planta relevante, como por exemplo a ferrugem asiática da soja, a ferrugem do cafeeiro e o mofo-branco, já existe pelo menos um produto de biocontrole registrado. “As maiores áreas sob controle biológico com bioprodutos registrados em 2022 foram soja (20 milhões de ha), milho (9,8 milhões de ha), cana-de-açúcar (6,6 milhões de ha), café (0,4 milhão de ha), outras culturas (4,1 milhões de ha) (Limberger, 2022-dados da Spark)”.

Wagner Bettiol e Flávio de Medeiros ainda afirmam que para que o controle biológico continue a crescer no Brasil é preciso investir em 4 pontos: 1. Desenvolver bioherbicidas; 2. Realizar o controle da ferrugem asiática da soja e da folha do café, bem como do oídio em várias culturas exclusivamente com agentes de controle biológico e, eventualmente, em combinação com outras abordagens ecológicas, como cultivares resistentes e práticas de manejo de culturas; 3. Selecionar novos agentes de biocontrole adaptados ao clima tropical, bem como adaptados e capazes de lidar com as mudanças climáticas; e 4. treinar os envolvidos nas cadeias produtivas em controle biológico. (Veja artigo completo AQUI)

Carta Campinas

Recent Posts

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

15 minutes ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

4 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

5 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

5 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

19 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

20 hours ago