(foto nina pires – divulgação)

O grupo teatral Damião e Cia faz nova temporada do espetáculo de rua Trupica Coração em Campinas. Entre sexta-feira (10/2) e domingo (12/2), a montagem passará por três espaços públicos da cidade: Praça Carlos Gomes (sexta, às 10h), Comunidade Menino Chorão (sábado, às 16h) e Praça Alcides Dias (domingo, às 16h30). A entrada é franca e algumas sessões da montagem contam com intérprete de Libras.

Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital 1/2021 – Teatro / Produção (presencial e/ou on-line), a temporada de Trupica Coração prevê outras apresentações em Campinas (SP).

A direção é de Kátia Daher, com consultoria de cena e coreografia de Fernando Neves, ambos da reconhecida companhia Os Fofos Encenam (São Paulo), referência no resgate do circo-teatro brasileiro. Já a dramaturgia tem a assinatura de Rogério Guarapiran, autor e músico, com a colaboração do trio de atores da Damião e Cia: Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado e Rodrigo Nasser.

Para o ator Rodrigo Nasser o espetáculo Trupica Coração é uma comédia poética sentimental, que busca inspiração no circo-teatro e apresenta uma história que é estruturada quase que em números circenses, como no circo de variedades. “É uma mescla danada de referências que se juntam para criar uma outra coisa. É uma mistura de gêneros e um gênero das misturas. Acho isso muito divertido”, destaca o ator.

A diretora explica que a rua é um lugar de encontro, de vida, de enfrentamento, como também é um local encantado. Tem que ser, não existe vida sem encantamento. “A rua é dura, porque sempre tem alguém passando uma rasteira em alguém, entre os quais os artistas que tropicam, e ocupá-la com encantamento e respeito é a verdadeira resistência”, ressalta Kátia Daher. (Com informações de divulgação)

A sinopse

Três personagens em busca de uma peça: Trupica Coração! Dedicados à arte popular – de rua, circo e teatro –, Poti (Fernanda Jannuzzelli), Ceci (Lara Prado) e Bum (Rodrigo Nasser) são artistas que tentam recuperar seus materiais de trabalho, confiscados em praça pública. Diante da impossibilidade de representar a peça Trupica Coração na íntegra, o trio reinventa as memórias e a representação dos episódios, enquanto luta para sobreviver e fazer arte.

“O texto traz em sua narrativa memórias de uma família circense, o Circo-Teatro do Dom. São memórias porque, desse circo-teatro ficcional, sobraram apenas três artistas. São eles que a gente vê em cena, tentando continuar suas histórias, inventando números com o que sobrou, tropicando sem desistir. Objetivamente, vocês vão ver no espetáculo o palco-picadeiro e a tentativa do trio para colocar de novo a lona do circo-teatro em pé”, completa a diretora Kátia Daher.

A Damião e Cia

A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em teatro e circo fundado em 2012 por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp. A companhia fundamenta sua linguagem no estudo das mais variadas formas de teatro popular, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade.

Ao longo de sua trajetória, o grupo produziu os espetáculos As Presepadas de Damião (Mario Santana, 2012), Estrela da Madrugada (Mario Santana, 2013), Burundanga – a revolução do baixo ventre (Fernando Neves, 2018), Andante (Cia Markeliñe/Espanha e Damião e Cia, 2019), Atenção, Respeitável Público (2019), As Desventuras do Capitão Rabeca (Tiche Vianna, 2019) e Gran Cirque Brado (Thiago Sales, 2022), em parceria com o Circo Caramba.

Os espetáculos do grupo são criados para diferentes espaços de representação e buscam a comunicação com um público heterogêneo, de modo a proporcionar a expansão do universo simbólico e criar rupturas no cotidiano, possibilitando encontros e trocas.

Ficha Técnica

Direção artística: Kátia Daher

Consultoria de cena e coreografia: Fernando Neves

Elenco: Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado e Rodrigo Nasser

Dramaturgia e Canções originais: Rogério Guarapiran

Arranjo para canções originais: Arturo Cussen

Figurino: Bruna Recchia

Cenotécnica: Cláudio Saltini

Adereços: Lara Prado e Rodrigo Nasser

Operação de som: Presto Kowask

Fotografia: Gabriella Zanardi e Nina Pires

Captação Audiovisual e Edição: Rudah Silva

Arte gráfica e Social Media: Nathalia Ernesto

Assessoria de Imprensa: Tiago Gonçalves

Produção de acessibilidade: Isadora Ifanger

Intérprete de Libras: Josie de Oliveira Ananias e Juliana de Oliveira Ananias

Coordenação de Produção: Fernanda Nunes

Realização: Damião e Cia

Tempo de duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

***

Trupica Coração, da Damião e Cia

Sexta-feira (10/2), às 10h, na Praça Carlos Gomes, no Centro.

Sábado (11/2), às 16h, na Comunidade Menino Chorão (Rua 1, no Jardim Colúmbia)

Domingo (12/2), às 16h30, Praça Alcides Dias, no Jardim Bassoli

Grátis