Categories: Cultura

Duo Luciana Viana e Eddy Andrade lança o disco ‘Raízes nas Nuvens’, com influências da MPB, do cancioneiro regional brasileiro e do jazz

Na próxima quinta-feira (1º/12), às 20h, acontece no Auditório da ADunicamp, na Unicamp, o show de lançamento do disco “Raízes nas Nuvens”, do duo Luciana Viana e Eddy Andrade. Trata-se de um álbum autoral de canções modernas brasileiras. A entrada é gratuita. O show de lançamento contará com dois convidados: o violeiro Ivan Vilela e o saxofonista Vinicius Corilow.

Duo Luciana e Eddy, Raízes nas Nuvens (Foto: Dalton Yatabe)

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), a partir do edital Nº 16/2021 – Música/Gravação, o projeto prevê, além da gravação do álbum, da divulgação de um teaser, da produção de uma live e da promoção de oficinas musicais, a realização de shows de lançamento em três cidades do interior de São Paulo: Jaguariúna e Araras (já realizados) e Campinas.

Quem for ao show ou escutar o álbum perceberá que o diferencial desse duo, influenciado por referências da MPB das décadas de 1960 e 1970, do cancioneiro regional brasileiro e do jazz, reside na somatória das diferentes potencialidades da cantora e compositora Luciana Viana e do músico e arranjador Eddy Andrade (violão, guitarra, baixo fretless e voz).

“Luciana possui uma gama de conhecimentos sobre a canção popular brasileira e o desenvolvimento de letras a partir de textos literários de Guimarães Rosa, além de seu crescente interesse pelas palavras de Ailton Krenak e Davi Copenawa. Já eu possuo experiência sobre as ferramentas de composição e arranjo musical voltadas para a música instrumental brasileira”, destaca Eddy.

Quanto à inspiração para o título do álbum, bem como para as composições, a resposta está justamente nos lugares de origem e na busca por pertencimento e identidade. “Mostra o entendimento de que nossas raízes existem e são diversas, mas não necessariamente estão fincadas em um único lugar. Elas podem vir de diferentes lugares. Isso faz com que as referências quanto a temática, a inspiração e a sonoridade do projeto sejam diversas”, conta Luciana.

E qual mensagem o show deve reverberar no íntimo de cada espectador? Eddy abre a reflexão: “A natureza musical permite uma diversidade de interpretações. Para mim, a mensagem principal está na resistência da cultura e a necessidade de continuamente reiterá-la e expandi-la, não permitindo que a nossa música seja reduzida a alguns ecos de uma cultura pop plastificada e desgastada”, destaca o arranjador.

Luciana leva a palavra para o campo do telúrico. “Trata-se da busca por raízes e por sonhos, demonstrando que eles não estão presos a apenas um só chão, mas que são fluidos, presentes na saudade e nas buscas. Queremos demonstrar que o fincar raízes, por exemplo, também reside nos encontros com as pessoas e não necessariamente nos encontros com lugares!”, avalia a cantora.

O álbum

Sob a direção do pianista André Mehmari, o álbum Raízes nas Nuvens é composto por canções assinadas pela inspiração de Luciana Viana, em parceria com outros dois compositores: Daiane Correa e o próprio Eddy Andrade, que fica a cargo de todos os arranjos. Soma-se a elas a regravação de um clássico da música caipira: Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira.

Das canções autorais, o duo brinda os ouvintes com Mercúrio (toada), Palavra saudade (ijexá/baião), O que a vida quer da gente (improvisação com viés clássico/romântico), Coragem (chamamé), Jussara (toada), Ybyrá (gênero musical indefinido), Poeira-saudade-poeira (baião), Margem (maracatu), Depois desse Rio (bossa nova) e Rastro de nuvem (rock mineiro).

Gravado em Campinas e São Paulo, o disco do duo, que tem a banda de base formada por Cecília Collaço (bateria), Gabriel Peregrino (percussão e voz) e Henrique Simas (baixo acústico e elétrico), conta com as participações especiais de André Mehmari (piano, sintetizadores e marimba), Teco Cardoso (flautas e saxofone),  Carol Panesi (violino), Edu Guimarães (sanfona), Domingos de Salvi (viola caipira), Lucas Andrade (guitarra), Klesley Brandão (flugelhorn), além das cantoras Ana Lis Marum e Luisa Meirelles (voz).

“Esse encontro representa uma parceria muito produtiva, amigável e de grandes trocas, resultando em um álbum que traz canções modernas de muita originalidade e que fazem referência e reverência às origens, às raízes e às tradições”, pontua André. Não por acaso, “o destaque do projeto fica justamente no encontro de uma coletividade muito forte”.

Além das cópias físicas, o álbum Raízes nas Nuvens está disponível gratuitamente nos principais agregadores de podcast, entre os quais o Spotify e o Apple Music.

Show ‘Raízes nas Nuvens’, do duo Luciana Viana e Eddy Andrade

Quando: Quinta-feira (1º/12), às 20h
Onde: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Unicamp, em Campinas | SP)

Quanto: Entrada gratuita
Informações: Instagram do Duo (@lucianaeeddy.musica)

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

15 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago