Neste fim de ano, o Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP realiza sua Mostra Cênica de Verão, inteiramente presencial e com recursos de acessibilidade. A programação – totalmente gratuita – exibe os experimentos cênicos desenvolvidos no segundo semestre de 2022, com apresentações de montagens cênicas e aberturas de processo distribuídas entre os edifícios do Paviartes e Teatro de Arena (Campus Unicamp), Praça do Coco (Barão Geraldo) e Largo do Rosário (centro de Campinas). As atividades serão realizadas de 17 de novembro a 07 de dezembro de 2022.
Este evento acontece semestralmente desde 2010. Na última edição, os processos voltaram aos espaços presenciais após o longo período de isolamento social e, neste semestre, será retomado o trabalho com recursos de acessibilidade (áudiodescrição e libras) nos espetáculos.
Cientes da responsabilidade de uma Universidade pública em estabelecer diálogos com a sociedade, a Mostra tem o intuito de construir e reinventar espaços de encontro e de troca com a cidade de Campinas, promovendo experiências sensíveis e reflexões acerca de uma multiplicidade de temas desenvolvidos nas obras apresentadas.
Todas as produções possuem caráter pedagógico e estão sendo apresentadas como resultado parcial do segundo semestre do ano de 2022 do curso de Bacharelado em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site do Laboratório de Produção e Ação Cultural do Instituto de Artes da UNICAMP, no Catálogo virtual da Mostra e nas redes sociais.
Site: https://www.iar.unicamp.br/labprod/mostra-cenica-de-verao-2022/
Instagram: @labprodunicamp
Catálogo: https://issuu.com/labprodunicamp/docs/cata_logo_mostra_de_vera_o_2022
Segue abaixo a programação com dias e horários:
PROGRAMAÇÃO MOSTRA DE VERÃO 2022
PROJETOS INTEGRADOS DE CRIAÇÃO CÊNICA
Espetáculo: B612 – MEMÓRIAS INTERPLANETÁRIAS
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
17/11, 14h30 e 19h
18/11, 14h30 e 19h
SINOPSE
Pedimos licença a todas as crianças, pois dedicamos esta sinopse às pessoas grandes. Adoraríamos dizer que esta é uma peça encantadora, que é uma linda história sobre amor e amizade, mas isso não seria o suficiente para os adultos, tão sérios. Eles precisam de provas. É preciso que se diga que esta obra foi escrita a partir do texto de Saint-Exupéry “O Pequeno Príncipe” escrito em 1943, pois os adultos adoram dar importância aos números e nomes complicados. Não se zanguem, elas não fazem por mal. Importante mesmo é que entendam, “B612 – Memórias Interplanetárias” é uma adaptação feita com muito carinho.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Companhia: Pé no Chão Cia. de Teatro
Gênero: Aventura
Categoria: Infanto-juvenil / Para toda a família
Duração: 50 minutos
Texto: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Dramaturgia: Vinícius Arães
Direção: Vinícius Arães
Elenco: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Orientação: Marcelo Onofri
Apoio: Marcelo Lazzaratto
Iluminação: Yasmin Rosa
Cenário: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Figurino: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Trilha Sonora: Tomás Saraiva
Design Gráfico: Vinícius Arães
Fotos: Débora Rosa
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Espetáculo A TRAGÉDIA DO REI CHRISTOPHE
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
22/11, 14h30 e 19h* (*sessão com AD – Verena Teixeira e LIBRAS)
23/11, 14h30 e 19h
SINOPSE
É possível impedir um país de gritar? O Haiti é uma poderosa garganta dividida entre dois mundos. A nação, ao se desentranhar da colonização, divide-se em duas forças: Christophe e Pétion, monarquia e república, norte e sul, tirania e libertação. Posições antagônicas em busca de um só fim: resgatar a grandiosidade de um país que busca rasgar o abismo. Nesta garganta impera a voz de uma nação liberta e negra à procura de sua afirmação. Sob o comando de Christophe, impregnado por ideais de força desmedida, o país reclama sua vontade pela reconstrução. Se o Haiti proclama sua epopéia diante da revolução, no seu contínuo encontra brechas para contar uma tragédia infindável. Cric, Crac.
Site: para acessar mais informações sobre o espetáculo, o elenco e a a história do Haiti, acesse o link a seguir: http://iar.unicamp.br/rei-christophe/
INDICAÇÃO ETÁRIA
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FICHA TÉCNICA
Texto original: Aimée Cesaire
Texto adaptado: Direção e elenco
Direção: Verônica Fabrini
Elenco: Alanis Mahara, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Laura Gomes, Lilly Baniwa, Janaina Batista, Marco Pedra ,Mariana Procopio, Vênus Teagá, Victor Lima
Laboratório de Corpo: Maria Alice Possani
Orientação musical: Marcelo Onofri
Composição e arranjos: Marcelo Onofri, Mariana Procopio, Gabriel Vera Machado, Carlos Eduardo Araújo, Adria Pencak
Instrumentistas: Gabriel Vera Machado (violão e guitarra), Carlos Eduardo Araújo (trompete e percussão), Mariana Procopio (percussão), Laura Gomes (percussão)
Orientação de Cenografia e Figurino: Erika Schwarz
Cenografia: Anita Viegas e O elenco
Figurino: Anita Viegas e O elenco
Live painting: Anita Viegas e Vida Alguma Coisa
Apoio teórico: Isa Etel Kopelman
Design: Janaina Batista
Site: Janaina Batista
Interpretação em LIBRAS: Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Verena Teixeira
Concepção de Luz: Vênus Teagá, Mariana Procópio e Victor Lima
Edição e concepção de áudio e projeção: Vênus Teagá, Janaina Batista e Laura Gomes
Operação de Luz: Giovana Laranjeira
Operação de Som: Ya Flor
Operação de Projeção: Luiza Rennar
Contrarregragem: Henry Orellana
Produção:O Elenco e Equipe da Mostra Cênica de Verão 2022
Realização: Grupo Encruza de Pesquisa Cênica e Cênicas Unicamp 019
Apoio: Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp e Mostra Cênica de Verão 2022
Parceria: Capoeira IBECA e Casa de Cultura Aquarela
Agradecimentos: Adria Pencak, Arthur Casagrande, Bethânia Santos Pereira, Capoeira IBECA, Ione Sampaio, Marcos Brytto, Omar Ribeiro Thomaz, Solange Maria Torres, Stefano Fogaccia, Vida Alguma Coisa, Funcionáries do CMU, Paviartes e Engenharia Básica da Unicamp.
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Espetáculo A VIDA DE GALILEU GALILEI
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
29/11, 14h30* ** e 19h (*sessão com AD – Maria Solange Pereira Ribeiro)
30/11, 14h30 e 19h** (** sessão com LIBRAS)
SINOPSE
Uma noite bastou para que o universo perdesse o seu ponto central!
Uma revolução no pensamento:
o universo inteiro não gira em torno da Terra, mas ela rola em torno do Sol. A peça narra a vida de Galileu Galilei, cientista do século XVII, entre suas observações no telescópio e a perseguição da Inquisição.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Texto original: Bertold Brecht
Texto adaptado: Direção, orientação e elenco
Direção: Marcelo Lazzaratto
Orientação: Pamella Villanova, Nádia Hellmeister, Giovani Tozi, Geovana Mangiavacchi e Gabriel Gonçalves
Elenco: Ana Luiza Woch, Arthur Casagrande, Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Filipe Batista, Giovanna Naso, Helena Coutinho, João Portela, Leonardo Lisboa e Ligia Andrade
Duração: 120 minutos
Laborátorio de Corpo: Maria Alice Possani
Composição e Direção Musical: Marcelo Onofri
Músicos: Gil Roseiro e Pedro Santos
Orientação de Cenografia e Figurino: Erika Schwarz
Figurino: Ana Luiza Woch, Bruna Haddad, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Giovanna Naso, Helena Coutinho e Lígia Andrade
Cenografia: Arthur Casagrande, Bruno Nakamura, Filipe Batista, João Portela e Leonardo Lisboa
Máscaras: Jennifer Aquino e Steh Thompson Fernandez
Concepção de Iluminação: João Portela, Giovana Naso e Felipe Batista
Apoio Teórico: Isa Etel Kopelman
Design: Giovani Tozi
Interpretação em LIBRAS: Central TILS e Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Maria Solange Pereira Ribeiro
Produção: Equipe da Mostra Cênica de Verão 2022, Bruna Haddad, Filipe Batista, Giovanna Naso, Helena Coutinho, João Portela e Leonardo Lisboa.
Realização: Cênicas Unicamp 019
Apoio: Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, Mostra Cênica de Verão 2022, PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Sala dos Toninhos e Museu Exploratório de Ciências da Unicamp
Agradecimentos: Marcos Laporte (Marcão), Eduardo Coutinho, Alexandre Grangeiro, José de Oliveira, Sílvia Lima, Cleuza Cordeiro, Hilda Santana, Waldirene Pádua Bicego, Funcionáries do Paviartes e Engenharia Básica da Unicamp, Heber Rocha Tapeçaria, Tapeçaria Prado de Deus, MR 39 Tecidos, Textura Tecidos, Percursão Unicamp, Bateria Preguiçosa do Instituto de Artes da Unicamp e Bateria Alcalina
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Espetáculo A CIDADE DO CIRCO DOS DIAS IGUAIS
DATA E LOCAL
PRAÇA DO COCO
26/11 (sábado), às 11h
LARGO DO ROSÁRIO
30/11 (quarta), às 17h
TEATRO DE ARENA
01/12* (quinta), às 16h (*sessão com AD – Isadora Ifanger e LIBRAS)
SINOPSE
Na Cidade do Circo, onde todos são, foram ou serão artistas do Circo da Cidade, uma trupe vive e revive seus dias de ensaio, preparação e apresentação. Mas essa rotina é quebrada quando João, um retirante às avessas, se perde no meio do nada e encontra no circo um lugar para comer, beber e descansar por um único dia; mas decide ficar por todos ao conhecer Maria Linda – a bailarina. João deve, então, integrar-se à essa trupe esquisita, e descobrir como pode ele mesmo tornar-se um artista do Circo da Cidade. No entanto, há algo de estranho neste circo – um mistério que pode pôr em risco todos os planos de João.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Direção: Rafael D’Alessandro
Orientação: Marcelo Onofri
Apoio: Marcelo Lazzaratto
Elenco: Brenda Felipeti, Iuri Lupetti, Jaqueline Giannini, Karina Brando, Letícia Ruiz, Lucas Caparrós, Lucas Metropolo, Mariana Yamada, Mônica Moretti
Texto: Tarcízio Dalpra Jr.
Cenografia: Marcos Laporte e O Grupo
Figurinos: Mônica Moretti e Brenda Felipeti
Maquiagem: Karina Brando
Interpretação em LIBRAS: Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Isadora Ifanger
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Esio Magalhães, Fausto Henrique, Fernanda Jannuzzelli e Espaço de Artes Corpo Mágico.
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Espetáculo MENTIRA.BR: UM ESTUDO DE CASO
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
03/12, 16h e 20h
04/12, 16h* e 20h (*sessão com AD – Isadora Ifanger)
SINOPSE
Quantas vezes é preciso dizer uma ________ para que ela se torne verdade? Seis pessoas formam um bando que ocupa um espaço e propõe um estudo de caso. Verdade: este espetáculo tem três atos, choro e muitas _______. Como se constrói uma ________? O bando joga com o tempo e o espaço, constrói um mosaico, uma sinfonia, um projeto arquitetônico, uma cartografia de ________. Com quantas ________ se faz uma peça de teatro? 522 anos de ________, no mínimo. Se eu te disser que o Brasil é uma ________, vocês acreditam?
INDICAÇÃO ETÁRIA
12+
FICHA TÉCNICA
Direção: Giovanna Zottis
Dramaturgia: Alanis Mahara e Grupo
Atuantes: Ana Fariña, Larissa Blanco, Maurício Oliveira, Pedro Ribeiro, Tushita, Vinícius Zaggo
Orientação e provocação: Lígia Souza
Audiodescrição: Isadora Ifanger
Produção: Ciça de Carvalho e Grupo
(Carta Campinas com informações de divulgação)