A (falta) da cultura do voluntariado no Brasil

Por Roberto Ravagnani

O Brasil cresceu nas últimas pesquisas em relação ao número de voluntários, mas mesmo com tantos voluntários, mais de 50 milhões, ainda falta algo.

(imagem michel e – upl)

Primeiro precisamos lembrar que a grande maioria destes voluntários são despreparados para exercerem suas funções, não preparo técnico, mas o mínimo para ser um voluntário, como conhecer a lei do trabalho voluntário.

Segundo falta gestão dos voluntários, pois coo é comum no Brasil, todo mundo se julga especialista no assunto, principalmente quando se trata de funções não obrigatórias ou perigosas de ser exercidas.

Outra situação é muitos que tem um conhecimento teórico bárbaro necessário, se colocarem como gestores de trabalhos voluntários sem nunca terem sido voluntários.

Em muitos casos, depreciam o profissional que atua na área, quantas vezes já ouvi: se você trabalha com voluntariado, você não cobra para fazer este trabalho de gestão?

Tudo tem seu valor, mas quando se trata de voluntariado, é bonitinho, mas não é digno de investimento para que tenha um bom alcance e resultado. “Vai fazendo que damos um jeito”.

Tudo isso graças a falta de cultura do voluntariado nacional, falta do sentimento de pertencimento deste movimento, falta de percepção da importância e de seu tamanho, falta de educação para o assunto, muitas faltas que ainda temos que enfrentar.

Tenho fé e certeza que chegará o tempo em que daremos a importância devida para aquilo que mercê ter importância e deixaremos de dar tanta relevância aquilo que não merece tal relevância.

Começamos por falar sobre o assunto para não convertidos, assim a massa crítica pode aumentar bastante e fazer coro pelo reconhecimento, profissionalismo e atenção que merecemos.

Recent Posts

Nomeado por Campos Neto, diretor do BC deu aval ao Master e depois virou sócio de banco

(fotos roque de sá e marcos oliveira - ag senado) Em 2019, após iniciar o…

4 hours ago

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

2 days ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

2 days ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

2 days ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago