O surreal jogo da repetição: ‘O Discreto Charme da Burguesia’, de Luis Buñuel, é exibido no projeto ‘Satíricos’

A programação de cinema do Sesc Campinas exibe o clássico “O Discreto Charme da Burguesia”, do diretor espanhol Luis Buñuel, no próximo dia 20/9, terça, às 19h, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Loja Sesc no dia da atividade.

Na trama, um embaixador rico e um grupo de amigos burgueses se reúnem para jantar, mas a anfitriã os estava esperando em outra noite. O grupo, então, tenta jantar em um restaurante, só para encontrar os garçons de luto pela morte repentina de seu gerente. Logo fica claro que o grupo sofisticado está fadado a ter a sua refeição interrompida por ocorrências cada vez mais bizarras.

A exibição faz parte do projeto “Satíricos – Cinema com Sátira”, que as terças-feiras do mês de setembro exibe filmes que têm a sátira como elemento fundamental, mostrando a potência da ferramenta quando apropriada pela linguagem do cinema.

A seleção conta com títulos consagrados, realizados em diferentes momentos históricos, concebidos em períodos aparentemente distantes, mas cujos enredos permanecem conectados com a nossa atualidade, justamente pelo teor crítico de suas caricaturas e distorções.

Após as exibições acontecerá um bate-papo sobre os filmes com o jornalista, escritor e editor, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, Delfin. Ele é o fundador do Cineclube Terracota (Campinas-SP) e comanda o Studio DelRey de produção editorial.

SATÍRICOS – CINEMA COM SÁTIRA
A sátira é uma técnica artística que se vale do exagero, ridicularização, ironia e sarcasmo para criticar instituições políticas, morais, hábitos e costumes de determinada época. Durante as terças-feiras do mês de setembro, o Sesc Campinas exibe filmes que têm a sátira como elemento fundamental, mostrando a potência da ferramenta quando apropriada pela linguagem do cinema. A seleção conta com títulos consagrados, realizados em diferentes momentos históricos. Produções de períodos aparentemente distantes, mas cujos enredos permanecem conectados com a nossa atualidade, justamente pelo teor crítico de suas caricaturas e distorções. Após as exibições, acontece um bate-papo sobre os filmes com o jornalista, escritor e editor, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, Delfin. Ele é o fundador do Cineclube Terracota (Campinas-SP) e comanda o Studio DelRey de produção editorial.

SATÍRICOS – CINEMA COM SÁTIRA
Cinema e Vídeo :: O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA
Dia 20/9, terça, às 19h.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Um embaixador rico e um grupo de amigos burgueses se reúnem para jantar, mas a anfitriã os estava esperando em outra noite. O grupo, então, tenta jantar em um restaurante, só para encontrar os garçons de luto pela morte repentina de seu gerente. Logo fica claro que o grupo sofisticado está fadado a ter a sua refeição interrompida por ocorrências cada vez mais bizarras.
(Direção: Luis Buñuel | França/Itália/Espanha | 1972 | 102 min.)
Retirada de ingressos limitados na Loja Sesc no dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

2 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

8 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

10 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

10 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

10 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

10 hours ago