Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nessa quinta-feira, 15, revelou que 5,3 milhões de eleitores brasileiros diz ter sido vítima de ameaças por suas posições políticas apenas nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa, feita no início de agosto último. Nos últimos dias foram relatados vários casos de agressão, como o da vereadora Cleres Revelante (PT), que teve seu carro atingido por um bolsonarista no Rio Grande do Sul (foto).
Tanto as eleições de 2018, 2020, como a de 2022 estão sendo marcadas por sucessivos casos de violência política.
O clima de fascismo pode ser comprovado com o impressionante número de pessoas que afirmam ter medo de serem agredidas fisicamente em razão de suas escolhas políticas. São 67% da população. As pessoas estão com medo de falar de política, de praticar a democracia. Esse é exatamente o objetivo do fascismo, estabelecer um clima de terror de forma a deixar a população com medo.
A pesquisa Datafolha que abordou a violência nas eleições foi encomendada pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram ouvidas 2.100 pessoas, em 130 municípios entre os dias 3 e 13 de agosto.