O encontro musical entre Brasil e China promete um mundo maravilhoso de novas sonoridades. No próximo sábado (3), o Instituto CPFL recebe o grupo Percorso Ensemble para um concerto inédito e gratuito. O espetáculo retrata a música contemporânea chinesa e tem a direção musical de Ricardo Bologna. A entrada é gratuita com retirada de ingressos às 19h30, no local do evento. A atividade faz parte da sexta edição do mês que celebra a frente CPFL Intercâmbio Brasil><China.
Com versões inéditas, o concerto irá proporcionar um momento único que mescla universos sonoros pouco explorados pela música, como a utilização da água como meio de propagação do som, intercalados com cenários de beleza, alegria, misteriosos e, ao mesmo tempo, sombrios, e de valorização da arte e filosofia chinesas.
Serão apresentadas duas obras de Tan Dun, vencedor do Oscar de melhor trilha sonora com o filme O Tigre e o Dragão. Em “Water Music”, o compositor se mostra preocupado com as questões ambientais, especialmente com o consumo descontrolado da água no mundo. Essa música de Tan Dun conduz a um universo sonoro pouco explorado pela música: a utilização da água como meio de propagação do som. Em “Elegia”, o pano de fundo conta a história de uma jovem chinesa que é executada injustamente por crimes que não cometeu. Segundo o próprio compositor, “Elegia fala de piedade, pureza, beleza e escuridão e é um lamento pelas vítimas de injustiças em todo o mundo”.
Do compositor Wen Deqing, professor do Conservatório de Shangai, a obra “Soliloqui” foi encomendada pelo balé do “Grand Theatre de Génève”. As obras de Wen Deqing ganharam um grande reconhecimento pela crítica internacional. Escrita para 12 taças de cristal e sem altura sonora definida, Wen Deqing nos leva a um universo sonoro misterioso e ao mesmo tempo sombrio.
A música de Tona Scherchen-Hsiao é uma adaptação da linguagem vanguardista européia dos anos 1960 e 1970 mesclada à sua própria linguagem. A única exceção se encontra na obra que será apresentada nesse programa. “Yi”, obra escrita para marimba a quatro mãos dentro da qual a compositora se recorda de várias canções folclóricas do sudoeste chinês.
O grupo Percorso Ensemble é formado por Adriana Holtz, no violoncelo; Fernanda Kremer, na percussão; Rosa Rhafa, na percussão; e Rubén Zúñiga, também na percussão.
Este concerto faz parte do projeto Série Contemporânea, financiado via Proac ICMS, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, produzido pelo Grupo Sintonize e Incentiv.me, com patrocínio do Instituto CPFL, um dos mais tradicionais programas do Brasil dedicados à música do nosso tempo. Além disso, desde 2018 a Série Contemporânea integra a programação do Intercâmbio Brasil><China.
Programa
Compositor | “música”
tona scherschen-hsiao | “yi”
tan dun | “water music”
wen deqing | “soliloqui”
tan dun | “elegy”
Concerto Percorso Ensemble no CPFL Intercâmbio Brasil><China
Quando: 03/09/2022
Horário: 20h30
Onde: Sala Umuarama do Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, em Campinas/SP
Participação: gratuita, com retirada de ingresso no local a partir das 19h30
Curadoria: Ricardo Bologna
Produção: Grupo Sintonize
Informações: https://institutocpfl.org.br/
(Carta Campinas com informações de divulgação)