Da ADunicamp
Nosso entrevistado desta semana, no episódio #20, do #PodcastADu é o economista e professor Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Unicamp, autor do livro “Previdência: O Debate Desonesto”, (Contracorrente, 2019), trazendo considerações importantes sobre o impacto das mudanças provocadas pelas reformas, ou contrarreformas, no sistema previdenciário brasileiro, com foco no serviço público e nas universidades.
Nas últimas décadas, o Brasil passou por três reformas, ou contrarreformas, da Previdência. Em 1998, durante o governo FHC; em 2003, durante o governo Lula e, agora recentemente, em 2019, durante o governo Bolsonaro.
A aprovação destas reformas provocou mudanças profundas para o serviço público em geral e, consequentemente, para as universidades.
Além de desvalorizar carreiras, aumentar significativamente o tempo de contribuição, as contrarreformas também abrem totalmente o caminho para a privatização. Ou seja, rompe um contrato social estabelecido desde a Constituição de 1946 e fortemente consolidado pela Constituição Cidadã de 1998.
Confira esse episódio acessando o link abaixo:
(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…