Duo ‘Teia de Arame’ tece diálogo inusitado entre os toques de capoeira e os ritmos da música caipira

No próximo dia 11 de agosto, quinta-feira, às 20h, a programação musical do Sesc Campinas traz o duo “Teia de Arame” em apresentação gratuita.

Instrumentos musicais presentes em manifestações populares brasileiras, a viola e o berimbau são símbolos de brasilidade. Nas mãos cuidadosas dos irmãos Fábio e Fernando Miranda esses instrumentos são colocados frente a frente num diálogo potente que parte dos toques tradicionais de capoeira e também dos ritmos da música caipira.

(Foto: Gustavo Serrate)

O berimbau e a viola também são levados ao limite de suas possibilidades, num jogo sonoro que desconstrói seus idiomatismos através do improviso, dos arranjos e do uso de tecnologias digitais, como o pedal loopstation.

Os irmãos músicos – ambos pesquisadores dos instrumentos que tocam – oferecem ao público uma experiência musical que transita pelas rodas de viola e capoeira, e que também tecem fios para além de seus lugares conhecidos e consagrados. Com profundo respeito pelas culturas que acolhem, preservam e transmitem os saberes populares, os irmãos propõem um jogo de aproximação e distanciamento dessas referências tradicionais, conduzindo o público à uma linha que ora se entrelaça na tradição, ora se esvoaça no ar… assim tecendo essa Teia de Arame!

Música :: TEIA DE ARAME

Dia 11/8, quinta, às 20h
Área de Convivência. Grátis. Livre
O duo apresenta um diálogo inusitado entre berimbau e viola caipira, os toques de capoeira e os ritmos da música caipira, levando os instrumentos ao limite de suas possibilidades com improvisos e uso de tecnologias digitais. Com Fernando Miranda, berimbau e percussões e Fábio Miranda, viola caipira, viola de cocho e viola machete.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Mzcejà Tåbëbo Orquestra faz show gratuito em Campinas no feriado

(foto carol valentim - divulgação) A Mzcejà Tåbëbo Orquestra chega ao Sesc Campinas com um…

6 hours ago

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

10 hours ago

Palestra com a pesquisadora Iara Lis retoma o conceito de luz em Hercule Florence

A pesquisadora Iara Lis Franco Schiavinatto(foto Gisele Bertinato - divulgação) O Núcleo de Fotografia de…

15 hours ago

Maioria dos empresários que apoiou a Ditadura era descendente de escravocratas

Operários em greve na ditadura (imagem memorial da democracia) .Por Eliane Gonçalves e Sumaia Villela…

1 day ago

Exército insiste na venda de área de importância ambiental que já foi barrada pela Justiça

(imagem reprodução) O Exército Brasileiro voltou a colocar à venda uma área ambiental importante cuja…

1 day ago

População de São Paulo paga financeiramente pelo despreparo e violência da polícia

(foto paulo guereta - gov sp) Os crimes cometidos pela Polícia de São Paulo contra…

1 day ago