Vitor Casagrande e Lucas Arantes exploram os ritmos do choro, tango brasileiro, samba e schottisch em ‘Um daqui, um de lá’

No próximo dia 28/7, quinta-feira, às 20h, o Sesc Campinas recebe o show “Um Daqui, Um de Lá”, com Vitor Casagrande e Lucas Arantes.

(Foto: Monica Casagrande)

Premiado pelo edital PROAC 12/2020, o álbum “Um daqui, um de lá”, é o resultado da fértil parceira do bandolinista Vitor Casagrande e do cavaquinhista Lucas Arantes, surgida em um período extremamente delicado para toda a classe artística. O alicerce desse trabalho foi elaborado durante os três primeiros meses da pandemia do COVID-19 no Brasil – abril, maio e junho de 2020. Em meio as dificuldades trazidas pelo distanciamento social, Lucas e Vitor deram início a uma nova e despretensiosa parceira de criação, buscando na amizade e na música uma forma de manterem-se ativos e produtivos.

A primeira composição, batizada de “Pioneiro”, selou a proposta e abriu caminho para construção de um álbum (12 faixas) composto integralmente com músicas concebidas em parceria à distância, “Um daqui, um de lá”.

Choro, polca, tango brasileiro, valsa, samba e schottisch, são exemplos dos ritmos explorados por Lucas e Vitor, que apesar da pouca idade, 37 e 28 anos respectivamente, mostram fundamento e maturidade nas composições.

A formação musical base do álbum e do show é composta por sete instrumentistas pertencentes à nova geração do Choro, todos com excelente formação musical e extenso currículo de shows e gravações. Lucas Arantes (cavaco), Vitor Casagrande (bandolim e violão tenor), João Camarero (violão 7 cordas), Laércio (violão), Roberto Amaral (pandeiro), Rafael Toledo (percussão e bateria) e Paulinho Leme (piano e acordeom) são os músicos deste trabalho.

Além da estrutura de um tradicional conjunto de choro, dois violões, pandeiro e cavaco, temos ainda piano, acordeom e percussão, formando uma moldura ideal para o bandolim e o violão tenor. Além disso, a inserção do piano e do acordeom trouxe um toque de classe à formação tradicional do conjunto regional, permitindo aos músicos explorarem uma maior diversidade de timbres e coloridos.

Os arranjos foram elaborados inspirados nos discos de Jacob do Bandolim, Regional do Canhoto, Camerata Carioca e Radamés Gnatalli Sexteto, e a busca pela sonoridade camerística é um dos pontos fortes do disco. A diversidade de timbres nos instrumentos solistas traz para este álbum uma sonoridade única, embasada no legado dos grandes mestres, mas com o frescor das composições e arranjos inéditos.

Um Daqui, Um de Lá – Vitor Casagrande e Lucas Arantes

Dia 28/7, quinta, às 20h.
Área de Convivência. Grátis. Livre.
O show apresenta 12 faixas instrumentais inéditas, todas compostas à distância, cada um em sua casa, um daqui (São Paulo), e um de lá (Indaiatuba), deixando assim o mote para o projeto. Vitor (bandolim e violão tenor) e Lucas (cavaquinho) são expoentes da nova geração do Choro paulista e já colecionam um currículo extenso de gravações e shows com os maiores nomes da música instrumental brasileira.

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente