Em discurso na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) na noite desta quinta-feira, 5 de maio, o ex-presidente Luiz Inácio de Lula da Silva (PT) disse que é preciso investimento para transformar a cultura brasileira em uma fonte de riqueza no país. Lula disse que somente pela cultura e pela educação é possível fazer a grande revolução que o país precisa, para que o povo mais humilde possa viver dignamente e ser tratado com respeito.
O governo Bolsonaro (PL) foi marcado pela perseguição ao setor cultural, ataque a artistas, redução e desvios de recursos do setor cultural. Governo planejou até financiar venda de armas de fogo com recursos do setor cultural.
“Eu vou dizer uma coisa para vocês: nós vamos transformar a cultura brasileira numa fonte de riqueza para este país, investindo em cultura. Porque somente pela cultura e pela educação é que a gente vai fazer a grande revolução que o país precisa, para que o povo mais humilde possa viver dignamente e ser tratado com respeito”.
Enquanto Lula fala em investimento para cultura, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente, nesta quinta-feira, a nova Lei Aldir Blanc para o financiamento de iniciativas culturais, que previa R$ 3 bilhões por ano para o setor. (Com informações o IL)