O governo Bolsonaro, que mais decretou sigilo de suas atividades de dos filhos do presidente, também decretou sigilo não-oficial sobre a fila de espera do Auxílio Brasil. Uma reportagem revelou que os dados estão sendo restringidos pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. A avaliação é que eles são sensíveis para o presidente da República que busca a reeleição capitalizando em cima do Auxílio Brasil. Rei do trambique eleitoral, Bolsonaro exige transparência na urna eletrônica, que nunca foi fraudada, mas põe sigilo em informações públicas.
Pelo Twitter, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) criticou a falta de transparência e a fila de espera em meio a um cenário de crise sanitária e econômica. A parlamentar destacou que “é isso que acontece quando um programa de benefício é lançado só visando fins eleitorais: desorganização, falhas no processo e o povo prejudicado”, rebateu Benedita. Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o economista Uallace Moreira classificou o entrave no Auxílio Brasil como um “desastre anunciado”.
“Vários especialistas avisaram que acabar com o Bolsa Família e criar o Renda Brasil colocaria em risco as famílias”, relembrou. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do partido, completou que a “vitrine eleitoral de Bolsonaro está dando água e o povo que precisa passando necessidade”.
Lançado oficialmente em 2003, o Bolsa Família foi um programa de destaque nacional e internacional para superação da pobreza no Brasil. Mas foi revogado por meio de Medida Provisória (MP) editado por Bolsonaro, ainda no ano passado. O novo programa, já à época, deixou de fora 29 milhões de famílias que recebiam o auxílio emergencial, conforme reportou a RBA. Ao mesmo tempo em que as famílias de baixa renda têm sofrido ainda mais com o aumento da inflação. (Com informações da Da RBA)
Esse sigilo debochado, insultuoso, juntamente com TUDO, absolutamente TUDO que esse delinquente miliciano fez ou deixou de fazer em toda sua deplorável, vergonhosa vida, deve ser revertido ao estado anterior e sumariamente lançado, acompanhado de todos os que o seguem, lambem suas botas sujas de seu excremento fétido, os políticos do Prostíbulo Nacional, deputados estaduais, vereadores, empresários de merda, no vaso sanitário da História raramente digna desse paiseco patético.