O projeto “Estudos Públicos: Um Jardim para Educar as Bestas”, que nasceu como parte do processo criativo do espetáculo teatral “Um Jardim para Educar as Bestas”, terá três atividades formativas e a abertura de processo do espetáculo no Sesc Campinas ao longo da próxima semana.
A primeira será “Práticas Corporais para o Cultivo de Si” no dia 12/4, terça, das 18h30 às 21h30, com participação gratuita, mediante inscrição (evento voltado para artistas da cena e pessoas interessadas em práticas corporais). Para o filósofo japonês Yasuo Yusa, as relações entre corpo e mente podem ser treinadas e aprofundadas. Aí, haveria a possibilidade de um “cultivo de si”. A partir da proposta deste pensador, o ator Eduardo Okamoto sintetiza nesta oficina parte destes estudos, tomando-as como práticas que favorecem uma certa experiência de cultivo do corpo-mente, potencializando a qualidade de vida do sujeito.
A segunda será “Escrita Dramatúrgica: UMA SITUAÇÃO SINGULAR” que acontece dia 13/4, quarta, das 18h30 às 21h30, com participação gratuita, mediante inscrição (evento voltado para artistas da cena e pessoas interessadas em práticas corporais), onde os participantes da oficina serão estimulados a ingressar em um atalho da escrita dramatúrgica ao elaborar uma SITUAÇÃO SINGULAR. Trata-se da criação de uma situação entre duas personagens que se desenrola por meio de diálogos entrecruzados com os de outra situação.
A terceira e última, “Produção e Invenção de Mundos” acontece no dia 14/4, quinta, das 18h30 às 21h30, com participação gratuita, mediante inscrição (evento voltado para artistas da cena e pessoas interessadas em práticas corporais). A atividade traz a produtora Daniele Sampaio promovendo uma reflexão participativa acerca das especificidades de trajetórias experimentais situadas em contextos de interior. Para tanto, se valerá da experiência como produtora do ator Eduardo Okamoto, desde 2006, e do livro publicado em 2020 acerca dos modos de produção do encenador polonês Jerzy Grotowski.
ESTUDOS PÚBLICOS: UM JARDIM PARA EDUCAR AS BESTAS
Teatro :: PRÁTICAS CORPORAIS PARA O CULTIVO DE SI
Com o ator Eduardo Okamoto. Para o filósofo japonês Yasuo Yusa, as relações entre corpo e mente podem ser treinadas e aprofundadas. Aí, haveria a possibilidade de um “cultivo de si”. A partir da proposta deste pensador, o ator Eduardo Okamoto sintetiza nesta oficina parte destes estudos, tomando-as como práticas que favorecem uma certa experiência de cultivo do corpo-mente, potencializando a qualidade de vida do sujeito.
Dia 12/4, terça, das 18h30 às 21h30.
Sala de Atividades 5. Grátis. 16 anos.
Inscreva-se aqui.
Evento voltado para artistas da cena e pessoas interessadas em práticas corporais.
Teatro :: ESCRITA DRAMATÚRGICA: UMA SITUAÇÃO SINGULAR
Com Isa Kopelman, atriz, diretora, dramaturga, tradutora e pesquisadora teatral. Os participantes desta oficina serão estimulados a ingressar em um atalho da escrita dramatúrgica ao elaborar uma SITUAÇÃO SINGULAR. Trata-se da criação de uma situação entre duas personagens que se desenrola por meio de diálogos entrecruzados com os de outra situação.
Dia 13/4, quarta, das 18h30 às 21h30.
Atividade on-line. Grátis. 16 anos.
Inscreva-se aqui.
Evento voltado para artistas da cena e pessoas interessadas em dramaturgia contemporânea.
Teatro :: PRODUÇÃO E INVENÇÃO DE MUNDOS
Com Daniele Sampaio, gestora cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais.A produtora Daniele Sampaio procurará promover nesta vivência uma reflexão participativa acerca das especificidades de trajetórias experimentais situadas em contextos de interior. Para tanto, se valerá da experiência como produtora do ator Eduardo Okamoto, desde 2006, e do livro publicado em 2020 acerca dos modos de produção do encenador polonês Jerzy Grotowski.
Dia 14/4, quinta, das 18h30 às 21h30.
Sala de Atividades 5. Grátis. 16 anos.
Inscreva-se aqui.
Evento voltado para agentes culturais atuantes na produção e gestão, artistas da cena e pessoas interessadas em produção cultural.
(Carta Campinas com informações de divulgação)