A partir do próximo dia 26/4 estará aberta a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto”, que poderá ser vista de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
Até o dia 31/7, uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade. Nesta edição, a concepção curatorial também trouxe elementos – enunciados – que não são obras de arte, mas que possuem histórias marcantes, capazes de sugerir leituras às obras dispostas ao seu redor.
A curadoria recorreu a esses itens para alcançar uma linguagem capaz de delinear os campos de força criados pelo encontro de obras produzidas e, também, convidar os visitantes a pensarem a respeito desses temas que perpassam a colonização, o racismo e as questões indígenas.
Em Campinas, por exemplo, o tema do enunciado é “Cantos Tikmũ’ũn”. Os tikmũ’ũn, também conhecidos como maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Após inúmeros episódios de violência e abusos, eles foram forçados a abandonar as suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos de seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. A exposição concebida ao redor deste enunciado traz à tona o poder do canto, tanto no sentido literal, quanto metafórico, e o exemplo dos tikmũ’ũn como comunidade.
Abel Rodríguez (Colômbia), Adrián Balseca (Equador), Alice Shintani (Brasil), E.B. Itso (Dinamarca), Frida Orupabo (Noruega), Gala Porras-Kim (Colômbia), Gustavo Caboco (Brasil), Hanni Kamaly (Noruega), Jaider Esbell (Brasil), Sebastián Calfuqueo, (Chile), Sung Tieu (Vietnã) e Victor Anicet (Martinica) são os artistas que terão as suas obras expostas no Galpão Multiuso do Sesc Campinas.
Artes Visuais :: ITINERÂNCIA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO – FAZ ESCURO MAS EU CANTO
Horários para visitação:
A partir do dia 26/4.
De terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Galpão Multiuso. Grátis. Livre.
O e-mail para agendar, a partir de 26/4, a visitação de escolares e instituições é [email protected].
Artistas com obras expostas no Sesc Campinas
Abel Rodríguez (Colômbia)
Adrián Balseca (Equador)
Alice Shintani (Brasil)
E.B. Itso (Dinamarca)
Frida Orupabo (Noruega)
Gala Porras-Kim (Colômbia)
Gustavo Caboco (Brasil)
Hanni Kamaly (Noruega)
Jaider Esbell (Brasil)
Sebastián Calfuqueo (Chile)
Sung Tieu (Vietnã)
Victor Anicet (Martinica)
(Carta Campinas com informações de divulgação)
Onde? Endereço?
“Até o dia 31/7, uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade”