A partir do próximo dia 26/4 estará aberta a “Itinerância da 34ª Bienal de São Paulo – Faz Escuro mas Eu Canto”, que poderá ser vista de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Até o dia 31/7, uma seleção especial de obras pensadas pela equipe curatorial da Bienal para o contexto de Campinas estará em exposição no Galpão Multiuso da Unidade. Nesta edição, a concepção curatorial também trouxe elementos – enunciados – que não são obras de arte, mas que possuem histórias marcantes, capazes de sugerir leituras às obras dispostas ao seu redor.
A curadoria recorreu a esses itens para alcançar uma linguagem capaz de delinear os campos de força criados pelo encontro de obras produzidas e, também, convidar os visitantes a pensarem a respeito desses temas que perpassam a colonização, o racismo e as questões indígenas.

Em Campinas, por exemplo, o tema do enunciado é “Cantos Tikmũ’ũn”. Os tikmũ’ũn, também conhecidos como maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Após inúmeros episódios de violência e abusos, eles foram forçados a abandonar as suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos de seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes. A exposição concebida ao redor deste enunciado traz à tona o poder do canto, tanto no sentido literal, quanto metafórico, e o exemplo dos tikmũ’ũn como comunidade.

Abel Rodríguez (Colômbia), Adrián Balseca (Equador), Alice Shintani (Brasil), E.B. Itso (Dinamarca), Frida Orupabo (Noruega), Gala Porras-Kim (Colômbia), Gustavo Caboco (Brasil), Hanni Kamaly (Noruega), Jaider Esbell (Brasil), Sebastián Calfuqueo, (Chile), Sung Tieu (Vietnã) e Victor Anicet (Martinica) são os artistas que terão as suas obras expostas no Galpão Multiuso do Sesc Campinas.

Artes Visuais :: ITINERÂNCIA DA 34ª BIENAL DE SÃO PAULO – FAZ ESCURO MAS EU CANTO
Horários para visitação:
A partir do dia 26/4.
De terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Galpão Multiuso. Grátis. Livre.
O e-mail para agendar, a partir de 26/4, a visitação de escolares e instituições é [email protected].
Artistas com obras expostas no Sesc Campinas
Abel Rodríguez (Colômbia)
Adrián Balseca (Equador)
Alice Shintani (Brasil)
E.B. Itso (Dinamarca)
Frida Orupabo (Noruega)
Gala Porras-Kim (Colômbia)
Gustavo Caboco (Brasil)
Hanni Kamaly (Noruega)
Jaider Esbell (Brasil)
Sebastián Calfuqueo (Chile)
Sung Tieu (Vietnã)
Victor Anicet (Martinica)
(Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




