Mulheres fazem ato na Prefeitura de Valinhos pelo direito à moradia no Acampamento Marielle Vive!

(fotos de julia gimenez e marília fonseca – mst)

Nesta quinta-feira (10/03), como parte das Jornadas de Março, as mulheres do Acampamento Marielle Vive! localizado em Valinhos (SP) fizeram um ato na prefeitura para solicitar uma reunião com as autoridades municipais com o objetivo de garantir os direitos de moradia das mais de 450 famílias acampadas sob risco de despejo. A ação contou com a participação de mulheres de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos da Regional Campinas, que apoiam as famílias acampadas há 4 anos.

É incrível que os órgãos públicos não tentem resolver o problema garantindo direitos humanos e sociais. O Judiciário, o Executivo e o Legislativo são tão violentos que preferem jogar crianças na rua a indenizar proprietário de terra.

No dia 31 de março de 2022, vence o prazo de vigência da ADPF n°828, que é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que trata da suspensão dos despejos urbanos e rurais durante a pandemia. Segundo o MST, “levantando as bandeiras de Despejo Zero em contexto de grave crise sanitária e econômica, se busca garantir a permanência ou designação de outra área pública para as famílias acampadas conquistar o direito à terra, teto e trabalho. Além disso, a pauta apresentada à prefeitura trata de assuntos de educação, saúde e acesso aos serviços públicos do município”.

Para Paula Coelho da direção estadual do MST São Paulo, “neste momento de grave crise em que vivemos, de insegurança alimentar no país é um crime desalojar as 450 famílias que há quatro anos vem construindo suas vidas, produzindo alimentos saudáveis além de práticas de educação com crianças e adultos, cuidados coletivos e solidariedade. Por isso estamos aqui pedindo uma reunião com a prefeitura de Valinhos para que este crime não aconteça. E para que o poder público exerça o seu papel de garantir os direitos constitucionais dessas famílias.” (Com informações de divulgação)

Veja mais fotos de Júlia Gimenez e Marília Fonseca:

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

2 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

7 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

7 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

8 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

24 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago