Ícone do site Wordpress Site

‘Barulho D’Água’, com a Cia Nova de Teatro, aborda o drama dos refugiados no Mar Mediterrâneo

Nos dias 11, 12, 18 e 19 de março, sextas e sábados, às 20h, o Teatro do Sesi Amoreiras recebe o espetáculo “Barulho D’Água. A peça, apresentada pela Companhia Nova de Teatro, aborda o drama de refugiados que enfrentam a turbulenta travessia do Mar Mediterrâneo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi, a partir de 7/3, às 12h.  

Barulho D’água, Alexandre Rodrigues (Foto: Henrique Oda)

Baseado no texto do dramaturgo italiano Marco Martinelli, “Barulho D’água” apresenta ao público um único habitante, o “general”, como representação dos serviços das capitais europeias que praticam a “política de acolhimento”. Esse personagem diabólico é, muitas vezes, grotesco, desequilibrado, psicótico, sádico, cínico, fatalista, mas também um simpático porteiro de uma certa ilha dos mortos, que tem a missão de reunir e contar as almas de imigrantes que ali se encontram. 

A tragédia é realizada por meio de um ritual na forma de monólogos, “o general”, “pessoas números”, “Jasmine”, entre outras vozes, que se desdobrarão em sucessivos movimentos. 

O espetáculo tem o protagonista do filme “Cidade de Deus”, Alexandre Rodrigues, como narrador dos momentos impactantes de refugiados africanos que perdem a vida tentando chegar à Europa pelo mar.  

O teatro do Sesi Amoreiras segue os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara obrigatório e álcool em gel disponível no espaço. 

Fundada em 2001, pelo diretor Lenerson Polonini em parceria com a atriz e figurinista Carina Casuscelli, a Companhia Nova de Teatro desenvolve um trabalho de pesquisa contínua a partir da performance, das artes do corpo e do universo das artes visuais. A Companhia Nova de Teatro é aberta e, a cada novo projeto, convida atores, bailarinos e artistas de diversas áreas para colaborarem com suas produções. O teatro multimídia desenvolvido pela companhia procura explorar a tridimensionalidade do palco e a relação da arte com o espaço urbano. 

O programa Viagem Teatral realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. 

Sinopse 

BARULHO D’ ÁGUA narra a história do drama de milhares de refugiados, que, em sua maioria, morrem atravessando o mar Mediterrâneo. A peça é uma forte crítica àqueles que entendem a imigração como uma mercadoria. 

Ficha técnica 

Texto – Marco Martinelli. Direção e tradução – Carina Casuscelli. Provocações e Iluminação – Lenerson Polonini. Atores ¬– Alexandre Rodrigues, Miguel Kalarary, Fábio Mráz e Carina Casuscelli. Vozes – Rosa Freitas. Figurinos – Carina Casuscelli. Trilha sonora- Wilson Sukorski. Vídeos – Alexandre Ferraz. Operação de som – Felipe Moraes. Operação de luz – Verônica Castro. Operação de imagem- Téo Ponciano.  Concepção Espacial e Produção – Carina Casuscelli e Lenerson Polonini (Companhia Nova de Teatro). 

Instagram e Facebook: @cianovadeteatro (COMPANHIA NOVA DE TEATRO) 

YouTube: Companhia Nova de Teatro 

Barulho D’Água’, com a Cia Nova de Teatro

Local: Sesi Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq Itália, Campinas/SP

Data e horário: 11,12, 18 e 19 de março

Capacidade: 192 lugares, sendo 8 para cadeirantes 

Duração: 60 minutos 

Classificação indicativa: 16 anos

Gênero: Drama 

Informações: WhatsApp 19-996421499 

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu Sesi, a partir de 7/03, às 12h (primeiro fim de semana) e de 14/03, às 12h (segundo fim de semana). O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo. 

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile