Uma reportagem no mês passado, publicada por Zach Dorfman revelou que a CIA vinha treinando forças especiais e oficiais de inteligência ucranianos em uma instalação secreta nos EUA desde 2015. No mesmo período da divulgação, a Rússia começou a fazer exercícios militares na fronteira e pressionar a OTAN e os EUA para uma saída diplomática que garantisse a segurança russa.
Segundo a reportagem, publicada em janeiro, a CIA supervisiona um programa secreto de treinamento intensivo nos EUA para forças de operações especiais ucranianas de elite e outros funcionários de inteligência. A revelação foi feita por 5 ex-oficiais de inteligência e segurança nacional familiarizados com a iniciativa. O programa, que começou em 2015, é baseado em uma instalação não revelada no sul dos EUA, de acordo com alguns desses funcionários.
“As forças treinadas pela CIA poderão em breve desempenhar um papel crítico na fronteira leste da Ucrânia, onde as tropas russas se concentraram no que muitos temem ser uma preparação para uma invasão. Os EUA e a Rússia iniciaram negociações de segurança no início desta semana em Genebra, mas até agora não conseguiram chegar a nenhum acordo concreto”, revela o texto.
Alguns oficiais dos EUA minimizaram o relatório alegando que a CIA está simplesmente treinando os ucranianos na coleta de inteligência. Outros dizem que o programa tem outro propósito secreto.
Veja texto de Zach Dorfman
Veja reportagem do Los Angeles Times