Mostra de Artes para a Infância terá espetáculos gratuitos de teatro, palhaçaria, shows musicais, literatura e cultura popular

Entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro, acontece uma intensa programação gratuita voltada a crianças e famílias com espetáculos virtuais e presenciais em espaços públicos da cidade de Campinas (SP).

A Mostra de Artes para a Infância, realizada pela produtora Arte & Efeito, terá espetáculos de teatro, teatro de rua, dança-teatro, palhaçaria, shows musicais, literatura, teatro de bonecos, cultura popular, animação, música cênica e oficina com diversos artistas, a maioria da cidade de Campinas. 

O Poste (Foto: Júlio Riccó)

O público poderá conferir as atrações virtuais pelo canal da produtora Arte & Efeito no Youtube ( https://bit.ly/arteeefeito ). Já as apresentações presenciais serão realizadas no Espaço Cultural Maria Monteiro (na Vila Padre Anchieta), no Centro Cultural Casarão e na Praça do Coco (ambos em Barão Geraldo).

A programação celebra os 17 anos de atuação da produtora Arte & Efeito, dirigida por Wannyse Zivko, que convidou para essa mostra diversos artistas com os quais desenvolveu dezenas de projetos culturais ao longo de sua trajetória como produtora.

“Minha formação em psicologia e pós graduação em psicopedagogia despertaram meu encantamento pelo universo infantil e tudo que o permeia. Quando comecei as atividades de produção cultural, meu olhar se encaminhou primeiramente para a arte voltada para a infância, que considero essencial como instrumento de estímulo ao desenvolvimento.”, explica Wannyse.

Para a produtora, a Mostra de Artes para a Infância celebra também o afeto e reencontro com artistas que integram a programação: Daniel Salvi (que abre a programação com o espetáculo O Poste), Ó1É Cia de Dança, Andréia Preta, Valdo Matos, Mussa Daniel, Seres de Luz Teatro, Carol Ladeira, Juquinhas, Família Burg, Giralua Teatro, A Banda de Chinelo Amarelo, Companhia Tempo de Brincar, Último Tipo, Maurício Squarisi, CantaVento e Renata de Oliveira.  Além de artistas que já criaram obras para o universo infantil, Wannyse convidou os músicos do Quarteto de Cordas Vocais (QCV), o violeiro Zeca Collares e o violinista Ernani Teixeira a presentear crianças com interpretações para cativar os atentos ouvidos dos pequeninos.

Familia Burg (Foto: Divulgação)

Memórias e afetos também se fazem presentes no show virtual de “Se essa rua fosse minha”, no dia 3/12, às 17h. Esta apresentação reúne familiares de Wannyse, que formaram um grupo musical especialmente para a Mostra e batizaram-no de Juquinhas, em homenagem ao seu avô, que foi músico. 

A Mostra de Artes Para a Infância foi contemplada pelo Edital ProAC Expresso LAB 47/2020 – Prêmio por Histórico de Realização em Teatro – Produção (Modalidade C).

Aranha (Foto: Rudah Silva)

Mostra de Artes para a Infância

De 24 de novembro a 8 de dezembro

Atrações gratuitas

Programação completa

O Poste, com Daniel Salvi (Teatro de rua). Direção: Ricardo Puccetti.

24/11 (quarta-feira) às 17h 

Praça do Espaço Cultural Maria Monteiro – R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta.

Sinopse:

Um trabalhador deve trocar uma lâmpada no alto de um poste. Uma tarefa simples para um profissional, mas uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um faz-tudo antiquado. Em meio às tentativas e irritações, ele descobre que só precisa relaxar para alcançar seu objetivo. Duração: 50’.

Caxola, com Ó1É Cia de Dança (dança-teatro)

25/11 (quinta-feira) às 17h

Virtual – https://bit.ly/arteeefeito

Sinopse: A Ó1É Cia de Dança convida todos a uma mudança, a brincar de um jeito diferente, ainda que seja na casa da gente. Duração: 11’36”.

Procurando um Treco, com Andréia Preta (música autoral – capela)

26/11 (sexta-feira) às 17h

Virtual: https://youtu.be/c1Es5Lvnjdo

A cantora e compositora Andreia Preta, campineira, de família oriunda do Nordeste, é uma das vozes mais importantes da música campineira na atualidade.Lançou seu primeiro álbum em 2015, financiado pelo FICC. Foi finalista em vários Festivais em 2018, como o I Festival da Canção Sesi-EPTV, Festival Botucanto, entre outros.

O Gafanhoto e As Formigas, com Ernani Teixeira (música arranjo – dueto de violino com animação). Vídeo de Samara Camargo.

 27/11 (sábado às 17h)

Virtual: https://youtu.be/iIPig51Cn2A

Sinopse: Dueto de violino com excertos da animação de 1934 de Walt Disney (“Silly Symphonies – The Grasshopper and the Ants”) sobre a música “The World Owes Me a Living” (Leigh Harline/Larry Morey). Ernani Teixeira é graduado em Música pela Unicamp (Composição), por onde também é pós-graduado. Atua há mais de 30 anos como professor de violino para crianças a partir de 4 anos de idade, além de lecionar em instituições de 

Ensino Superior.

ABC do QCV, com Quarteto de Cordas Vocais (música – arranjos vocais

28/11 (domingo) às 11h

Praça do Coco – R. José Martins, 738 – Barão Geraldo.

Sinopse: O show “Jovens de Outrora” é uma animada compilação de canções da MPB com temas variados que passeiam pela brasilidade, ingenuidade, jovialidade, com músicas brincantes e divertidas de várias épocas, estilos e compositores. A costura do show está nos arranjos vocais e instrumentais característicos do grupo, criando essas releituras com muita originalidade e bom humor.

A Árvore e a Aranha, com Valdo Matos (teatro e literatura). Direção de Luiz Peres.

28/11 (domingo) às 17h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão.

Sinopse: O espetáculo conta a história da Árvore da Alegria, que dá os frutos que todos querem e abriga uma enorme bicharada. Mas uma Aranha mal-humorada resolve fazer sua teia entre os galhos da árvore para capturar abelhas e tirar o mel, acreditando que seria bela se incluísse doçura em sua dieta. Mas um encontro inusitado muda a história. Duração: 45’.

O menino que carregava água na peneira (poema de Manoel de Barros), com Mussa Daniel (literatura)

29/11 (segunda-feira) às 17h

Virtual –  https://bit.ly/arteeefeito

Sinopse: O poema de Manoel de Barros “O Menino que carregava água na peneira” cria um espaço de liberdade, imaginação e invenção do Universo. As peraltices sempre farão parte da vida de uma criança, onde a realidade e o faz de conta se encontram.

Sonho de Menino, com Zeca Collares (música instrumental de viola)

30/11 (terça-feira) às 17h

Virtual – https://bit.ly/arteeefeito

Contos de Areia, com Seres de Luz Teatro (teatro de bonecos) 

01/12 (quarta-feira) às 17h

Virtual – https://bit.ly/arteeefeito

Frutos da Terra, com Carol Ladeira (música)

02/12 (quinta-feira) às 17h

Virtual

Se essa rua fosse minha, com Juquinhas

03/12 (sexta-feira) às 17h (música)

Virtual – https://bit.ly/arteeefeito

Crássicos, com Família Burg (palhaçaria)

04/12 (sábado) às 15h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão.

Sinopse: O universo dos grandes clássicos, desde o Bolero de Ravel até os musicais dançantes da Broadway estão presentes neste espetáculo através da lente inventiva do riso. Em cenas curtas, a Família Burg imprime um ritmo alegre e espírito cômico autêntico aos conhecidos clássicos do cinema e do circo. Somam-se à cinco movimentos ou “entradas” alguns pequenos quadros cômicos que recheados de habilidades desastrosas, paródias esportivas e dança excêntrica compõe uma coletânea de esquetes ligeiras para todas as idades.

Histórias do avô do bisavô de Agripino, com Giralua Teatro (teatro /cultura popular)

04/12 às 17h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão

Sinopse: Agripino e Bastiana têm muitos causos e anedotas na memória, histórias ouvidas desde o tempo do tataravô. O divertido contador de histórias tem umas contas antigas para acertar com o Curupira e o danado do saci. Dona Bastiana é muito conhecida no Sítio da Pedra Branca, por ser a parteira e pelos seus preparos dos chás de ervas curativas. 

Todo o público figura como convidados do casal e naturalmente podem observar a rotina da vida no campo. Duração: 45’.

A Viagem de Nina, com A Banda de Chinelo Amarelo (música)

05/12 (domingo) às 15h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão.

Sinopse: “A Viagem da Menina Nina” é um espetáculo teatral e musical recheado de músicas populares e brincadeiras com música improvisada, A Menina Nina embarca em um Trem Mágico que a leva a conhecer três personagens curiosissimos: Chico Cláudio da Terra, Niel das Águas e Luana Lua do Céu. Essas três figuras incríveis vão levar a Menina Nina, através da exploração desses três elementos, da realidade ao ápice de sua imaginação. Duração: 40’.

Cantigas de Amor para um Coração Pequeno, com Companhia Tempo de Brincar (música / cultura popular)

05/12 (domingo) às 17h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão.

Sinopse: O espetáculo narra a história de dois amigos: Tonho Viola e Maria Rosa, que se conhecem desde  pequenos, e com o tempo, passam a se gostar. Assim, para contar seus segredos de amor, se  comunicam através de cartas. Uma história que fala de amizade, saudade, memória, que transita entre a infância e a  ancestralidade, que coroa a palavra como elo entre a distância do tempo e do espaço.

Ponta de Areia, com Último Tipo e Maurício Squarisi (Animação / música)

06/12 (segunda-feira) às 17h

Virtual – https://bit.ly/arteeefeito

Sinopse: O Clipe da canção “Ponta de Areia” de Milton Nascimento e Fernando Brant, na versão do Último Tipo, é uma viagem lúdica onde embarcamos pelo ritmo cadenciado de um trem desenhado e animado por Maurício Squarizi e seguimos convidando amigos queridos para embarcar, tocando e cantando. Nesta viagem, o que podemos apreciar são as mais diversas sensações que vão da alegria à nostalgia passando pelas janelas desse trem.

Cantavento 20 anos, com CantaVento (música)

07/12 (terça-feira) às 17h

Praça do Coco – R. José Martins, 738 – Barão Geraldo.

Sinopse: O grupo comemora 20 anos de trajetória com o show “CantaVento 20 anos”, com músicas autorais, músicas de compositores próximos do CantaVento e algumas de Domínio Público, além de brincadeiras e danças de diversas regiões do Brasil. Nesse show as músicas e brincadeiras se misturam com poesia, dança e jogos, criando apresentações interativas, alegres e delicadas, que convidam a família toda a se divertir e se emocionar. Duração: 50’.

Oficina: Essa folia que dá dança, com Renata de Oliveira (dança / cultura popular)

08/12 (quarta-feira) às 10h

Centro Cultural Casarão (na Tulha) – Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Residencial Terras do Barão.

Sinopse: Por meio da brincadeira, do lúdico, da oralidade, da corporeidade, dos jogos interativos e da própria dança – que não deixa de ser uma folia – essa oficina permite que a criança que mora em cada um de nós vivencie aspectos da nossa cultura popular. Duração: 2h.

Animambembe para crianças, com Último Tipo (música cênica)

08/12 (quarta-feira) às 17h

Espaço Cultural Maria Monteiro – R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n – Conj. Hab. Padre Anchieta.

Sinopse: O espetáculo se baseia na interação, irreverência, informalidade e alegria. O Último Tipo busca sempre o que há de mais cênico e cria com o público uma forte cumplicidade neste espetáculo de música cênica para públicos de todas as idades.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

4 minutes ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

6 minutes ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

6 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

7 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

7 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

7 hours ago