Online – A I Jornada Internacional de Poesia Visual: Pesquisa e Criação recebe pesquisadores e poetas brasileiros e estrangeiros para debater as questões dessa forma de criação poética, com o objetivo de traçar um panorama histórico e crítico dos movimentos e procedimentos que constituíram o gênero e refletir sobre sua realidade atual. Realizado pela Casa das Rosas – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis – com o apoio da UNESP e da USP, o evento, que acontecerá de 8 a 13 de novembro, busca ampliar as relações entre praticantes de poesia visual em nível global e apresenta a produção de poetas e pesquisadores de 28 países.
Uma das atrações da Jornada será a exibição da I Mostra Virtual de Poesia Visual, onde estarão reunidas as produções históricas e contemporâneas a partir de contribuições de poetas convidados e inscritos. Toda a programação é gratuita e será apresentada pelo Zoom. No encerramento, em 13/11, atividades também serão oferecidas no jardim do museu: lançamentos de livros de Franklin Valverde, Roberto Keppler e Sylvia Amélia, além de poemas visuais e performances audiovisuais. O público interessado em assistir às conversas e apresentações deve se inscrever pelo site do evento ( clique aqui ).
Confira o alcance significativo das inscrições de poetas e pesquisadores para a I Jornada e a I Mostra:
277 poetas (do Brasil e do exterior) inscreveram suas obras;
Mais de 700 poemas;
90 pesquisadores (do Brasil e do exterior) inscreveram seus trabalhos/comunicações;
53 poetas e pesquisadores (do Brasil e do exterior) convidados;
60 comunicações/palestras e 30 conferências acontecerão durante a I Jornada .
“Um evento sobre poesia visual deste porte não acontecia em São Paulo desde 1988. Representa uma oportunidade rara de poder conhecer essa produção poética – cada vez mais presente no mundo contemporâneo – através de um amplo painel que permite perceber sua riqueza e diversidade”, destaca Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos (CRHC) da Casa das Rosas, a respeito da grande dimensão que a I Jornada e a I Mostra alcançaram diante dos agentes desse gênero lírico.
A idealização da I Jornada e da I Mostra voltadas à poesia visual surgiu do encontro do arte-educador, poeta e artista visual Anderson Gomes e da pesquisadora Juliana Di Fiori Pondian, voltada para os estudos de poesia, literatura, linguística, tradução e semiótica. Para formar a comissão organizadora do evento, a dupla convidou Júlio Mendonça, coordenador do CRHC, poeta, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especialista em Gestão Pública pela UFABC, além de Omar Khouri, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, poeta, artista gráfico e professor no Instituto de Artes da UNESP, e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, professor titular de Semiótica da FFLCH-USP, com doutorado em Linguística pela mesma universidade. A proposta é que esses eventos sigam uma periodicidade bienal.
Entre os convidados para as mesas de conferências da I Jornada se encontram André Vallias (BRA), Clemente Padín (URU), Francis Éveline (BEL), Jacques Donguy (FRA), Lenora de Barros (BRA) e Nancy Perloff (EUA). Para a lista completa, acesse o campo “convidados” do site. Outro destaque da I Jornada são os depoimentos em vídeo: 15 poetas visuais brasileiros relatam a respeito de suas concepções de poesia visual e esses documentos também ficarão disponíveis no site do evento.
A I Mostra Virtual de Poesia Visual exibirá poemas de Augusto de Campos (BRA), Ana Aly (BRA), Fernando Aguiar (POR), Marcelo Sahea (BRA), Marcelo Tápia (BRA), Maria Angélica Carter Morales (ARG) e Serse Luigetti (ITA), entre muitos outros.
O público já pode entrar em contato prévio com a origem e a história da poesia visual – com registros desde pelo menos o século III a.C em diferentes línguas e culturas – que incluem uma linha do tempo com as atrações concentradas neste gênero e realizadas desde os anos 1950 – por meio do site do evento ( link aqui ). “O que diferencia esses poemas que não são considerados parte da poesia dita tradicional?”, essa e outras questões irão movimentar as conversas entre pesquisadores, convidados e poetas visuais que estão na programação descrita a seguir.
I Jornada Internacional de Poesia Visual: pesquisa e criação
8 a 13 de novembro, segunda a sábado
Plataforma: Zoom
Inscrições abertas até 8/11 – aqui
Conheça o site do evento
**Os ouvintes com frequência mínima de 70 % terão certificado de presença.
Open Bar, segunda a sábado: sala livre e aberta 24 hora, via Zoom, para os encontros nos intervalos ou após as sessões e com exibição de vídeos, poemas etc.
*A página da I Mostra Virtual de Poesia Visual será disponibilizada na abertura do evento, no dia 8 de novembro – aqui .
I Jornada Internacional de Poesia Visual: pesquisa e criação
8.11, SEGUNDA-FEIRA
9h45 | ABERTURA
10h12 | MESA 1 – MOVIMENTOS POÉTICOS: CONCRETO/PROCESSO
A Poesia Concreta Brasileira e o Japão
L.C. Vinholes (BRA)
Minhas experiências no Poema-Processo
Falves Silva (BRA)
Um movimento, horizonte e momento vivo
Marcelo Tápia (BRA)
12h-13h30 | INTERVALO
Comunicações/palestras
13h30-14h30 | MESA 2 – COMUNICAÇÕES
Un homenaje al papel. La poesía visual de Guillermo Deisler
Alejandro Martinez (EUA)
Firmar, Desapropiar & Poner en Circulación: Los Usos de Timbres en la Poesía Visual de Juan Luis Martínez y Guillermo Deisler
Leo Bazzurro (ING)
A visualidade poética na obra Artefactos de Nicanor Parra
Franklin Valverde (BRA)
13h30-14h30 | MESA 3 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
Cri de Charles Nokan ou la poésie visuelle du combat idéologique négro-africain
Coulibaly Tamfolo Roger (CIV)
« Le lait des tours marchés » de Werewere Liking ou le renversement du discours publicitaire dans la poésie visuelle
Nahadjenin Seleho (CIV)
Pra lá de Abjad: do Hurufyyia a Kamal Boullata
Diego Sampaio Dias (BRA)
14h45-15h30 | MESA 4 – COMUNICAÇÕES
A poesia como inscrição: o caso de Augusto de Campos
Nicollas Ranieri de Moraes Pessoa (BRA)
Augusto de Campos, poeta da recusa
Rafael Ferreira de Aquino Passos e Ayrton Senna Alves da Silva (BRA)
“Pluvial”: diálogo y metalenguaje en Augusto de Campos
Thiago Moreira Correa (BRA)
14H45-15H30 | MESA 5 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
Poésies concrètes
Lorenzo Menoud (SWI)
Schemes_Schemes. Un Dialogue Avec Higgins
Dimosthenis Agrafiotis (GRE)
L’apollinarien chez Guillermo de Torre et Vincente Huidobro
Héloïse Elisabeth Marie-Vincent Ghislaine Ducatteau (FRA)
16h-18h | MESA 6 – CONEXÕES CONCRETAS INTERAMERICANAS // INTER-AMERICAN CONCRETE CONNECTIONS
Poesia Concreta na América do Norte
Odile Cisneros (CAN)
A poesia visual no México
Rodolfo Mata (MEX)
The Brazilian Transnational
Nancy Perloff (EUA)
9.11, TERÇA-FEIRA
9h45 | RECEPÇÃO
10h-12 | MESA 7 – TRADIÇÕES E NOVOS CAMINHOS INTERMÍDIA // TRADITIONS AND NEWS WAYS INTERMEDIA
De la Poésie visuelle à la Poésie numérique, ou vers un élargissement du langage
Jaques Donguy (FRA)
La Poesia Intermediale
Giovanni Fontana (ITA)
O efeito bumerangue da nova poesia expandida portuguesa
Patricia Lino (POR)
12h-13h30 | INTERVALO
Comunicações/palestras
13h30-14h30 | MESA 8 – COMUNICAÇÕES
The multiple methodologies of visual poetry
Steven Fowler (UK)
Presenting an Interdisciplinary Toolbox to Analyse Visual Poetry
Philip Meersman (BEL)
Poesia visual: uma proposta de leitura para o estudo da serialidade
Lívia Ribeiro Bertges e Vinícius Carvalho Pereira (BRA)
13h30-14h30 | MESA 9 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
Tecnopoesía en entornos digitales
Silvio De Gracia (ARG)
Musa maquínica: máquinas y poesía en la era postdigital
Michael Hurtado Enríquez (PER)
Poesía digital: exploración de motivos
Angye Gaona (COL/MEX)
14h45-15h30 | MESA 10 – COMUNICAÇÕES
A World of Signs: The Women of Asemic Writing
Natalie Ferris (UK – Escócia)
Ana Hatherly – traço, letra, desenho
Erick Gontijo Costa (BRA)
Tras las huellas de una obra ilegible-imposible. Un recorrido por Mirtha Demirsache
Juan García Hernández (MEX)
14h45-15h30 | MESA 11 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
A palavra poética como forma de intervenção urbana
Anderson Marta Valfré (BRA)
Univoracidade(s): Cultura urbana e a linhagem brasileira da poesia visual nas obras
de Renato Negrão e Preto Matheus
Miguel de Ávila Duarte (BRA)
Diálogos entre poesia visual e arte postal hoje
Luíza Bernardes de Matos Marcolino (BRA)
16h-18h | MESA 12 – O CENTRO EM TODA PARTE // THE CENTER EVERYWHERE PART
Os Acadêmicos de Alciato: Poesia Visual Pernambucana dos Séculos XVII e XVIII
Delmo Montenegro (BRA)
Livro de artista mesoamericano, grafismo xavante e poesia verbo-visual
Sergio Medeiros (BRA)
Poesia de Vanguarda: Nordeste Brasileiro
Paulo Bruscky (BRA)
10.11, QUARTA-FEIRA
9h45 | RECEPÇÃO
10h-12h | MESA 13 – A LINGUAGEM DA POESIA VISUAL // THE LANGUAGE OF VISUAL POETRY
Poésie visuelle et typographie (des rapports étroits mais ambigus)
Francis Édeline (BEL)
Métamorphoses de l’écriture dans la poésie visuelle japonaise contemporaine
Marianne Simon-Oikawa (FRA)
Du vers à l’espace : l’exemple de Pierre Garnier
Martial Lengellé (FRA)
12h-13h30 | INTERVALO
Comunicações/palestras
13h30-14h30 | MESA 14 – COMUNICAÇÕES
Um olhar sobre o concretismo cearense: a poesia de Horácio Dídimo
Kedma Janaina Freitas Damasceno (BRA)
Ceará Concreto: a aventura visual gráfica de Alcides Pinto
Djavam Damasceno Da Frota (BRA)
Interseções do movimento concretista na poesia de Abelardo Romero
Edna Caroline Alexandria da Cunha Oliveira (BRA)
13h30-14h30 | MESA 15 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
La Poesía Visual en el aula de Filosofía. Posibilidades docentes
Antonio Martín Flores (ESP)
A retextualização de Poemas Visuais
Renata da Silva de Barcellos (BRA)
Palavra e visualidade, português e castelhano
Carmen Cardoso Garcia (BRA)
14h45-15h30 | MESA 16 – COMUNICAÇÕES
Freelance PoetArtistPerformer and Lecturer
Paula Claire (UK)
Poet
Karl Kempton (EUA)
How Does Poetry Change?
Jim Andrews (CAN)
14h45-15h30 | MESA 17 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
A formação artística dos poetas do concretismo paulista
Luis Fernando Silva Sandes (BRA)
Além de Noigandres: o movimento da poesia Concreta brasileiro construído
através de suas relações internacionais
Marina Ribeiro Mattar (BRA)
Teoria da poesia neoconcreta nas trajetórias de Ferreira Gullar e Lygia Pape
Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa (BRA)
16h-18h | MESA 18 – ESTRUTURA: ENTRE O ANALÓGICO E O DIGITAL // STRUCTURE: BETWEEN THE ANALOG AND THE DIGITAL
Poesia visual e experimentação da linguagem
Almandrade (BRA)
Objeto Intersemiótico A caligrafia como aprendizado [sobre os poemas caligráficos podais_2020]
Marcelo Sahea (BRA)
POEMA / DESIGN / DIAGRAMA
André Vallias (BRA)
11.11, QUINTA-FEIRA
9h45 | RECEPÇÃO
10h-12 | MESA 19 – FORMAS POÉTICAS EM TRÂNSITO // POETIC FORMS IN TRANSIT
Análisis de dos poemas de José de Arimathéa
Clemente Padín (URU)
The Occult Scopes of Translation: translating found magic texts into visual poetry
Gazhal Mosadeq (IRI)
A Historical Perspective on the Chinese Concrete Poetry
Ting Huang (CHN)
12h-13h30 | INTERVALO
Comunicações/palestras
13h30-14h30 | MESA 20 – COMUNICAÇÕES
Heterodoxias Poéticas em Portugal
Feliciano José Borralho de Mira (POR)
O pulsar e o farol: Augusto de Campos e Caetano Veloso pedem contato no espaço-tempo da poesia
Marcos Lemos Ferreira dos Santos (BRA)
Poetamenos de Augusto de Campos – uma transcriação intersemiótica da Klangfarbenmelodie de Anton von Webern
João Queiroz; Ana Luiza Fernandes; Pedro Atã; Marta Castello Branco (BRA)
13h30-14h30 | MESA 21 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
A escrita amalgâmica dos babilaques de Waly Salomão
Tazio Z. de Albuquerque (BRA)
Babilaques: as invenções visuais de Waly Salomão
Sirley da Silva Rojas Oliveira (BRA)
A poesia visual de Emilio Villa – o labirinto da linguagem
Nayana Montechiari Crescencio (BRA)
14h45-15h30 | MESA 22 – COMUNICAÇÕES
Joyce e a tipografia
Vitor Alevato do Amaral (BRA)
O que pode uma linha? Poesia e expressão na caligrafia japonesa
Rafael Tadashi Miyashiro (BRA)
Os escritos ópticos de Bob Brown: máquina de ler
Gabriel Baldo Kerhart (BRA)
14h45-15h30 | MESA 23 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
Un alfabeto de John Cage: lectura-coreografía de los mesósticos y paradigma visual del texto como un poema partitura
Marco Antonio Bojorquez Martínez (MEX)
Poema y sujeto
Claudio Mangifesta (ARG)
Détours photographiques dans l’écriture d’Emmanuel Hocquard
Marie Kondrat (FRA)
16h-18h | MESA 24 – POESIA E OUTRAS ARTES: LÍNGUA E LINGUAGEM // POETRY AND OTHERS ARTS: LANGUAGE AND LANGUAGE
Blackberry – palavra e imagem
Walter Silveira (BRA)
Orpheus Kristall: sobre um Libretto Visual De Ópera
Simone Homem de Mello (BRA)
Em trânsito
Lenora de Barros (BRA)
19h
HOMENAGEM A ERNESTO DE MELO E CASTRO E LAÍS REIS
12.11, SEXTA-FEIRA
9h45 | RECEPÇÃO
10h-12 | MESA 25 – TRÊS ARQUIVOS DA POESIA VISUAL // THREE FILES OF VISUAL POETRY
Registros biópsicos de la poesía visual en Argentina: entre la brevedad y la experimentación
Ornela Barisone (ARG)
Le ricerche verbo-visive italiane: Peculiarità e percors
Patrizio Peterlini (ITA)
Arquivo Fernando Aguiar
Fernando Aguiar (POR)
12h-13h30 | INTERVALO
Comunicações/palestras
13h30-14h30 | MESA 26 – COMUNICAÇÕES
Jean Dupuy – Les peintures anagrammatiques
Christian Xatrec (FRA)
O anagrama enquanto programa experimental em Ana Hatherly
Anne Courtois Vidal (FRA/BRA)
Os jogos barrocos de Ana Hatherly: intepretações acerca de “Leonorana” (1970)
Bianca Raupp Mayer (BRA)
13h30-14h30 | MESA 27 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
A poesia concreta e a palavra
José Carlos Prioste (BRA)
O Centro de Estudos ASTER e a Poesia Visual
Bruno Sayão (BRA)
Selo
Sergio Augusto Medeiros (BRA)
14h45-15h30 | MESA 28 – COMUNICAÇÕES
Poesía Visual: cuando el dibujo, la escritura y el diseño juntan fuerzas
Alejandro Thornton (ARG)
Presentación de VISO: aproximación a una imaginería lírica en Venezuela
(poesía visual, objetual y collages) I y II
Ender Rodríguez (VEN)
Abra el libro como quien pela una fruta: medio, lenguaje e imagen en la poesía peruana regional del siglo XX
Pamela Angela Medina Garcia (PER)
14h45-15h30 | MESA 29 – COMUNICAÇÕES (SESSÃO PARALELA)
Poesia e Antipoesia: crise e expansão
Alex Hamburger (BRA)
Verbequívocovisual
Diego Sampaio Dias, Gabriel Kerhart, Victor Scatolin Serra (BRA)
Quando a página não basta: a inespecificidade dos meios no campo expandido da poesia
Rita Balduino (BRA)
16h-18h | MESA 30 – ARQUIVOS E HISTÓRIA // FILES AND HISTORY
Arquivo Décio Pignatari
Maria Adelaide Pontes (BRA)
Breve histórico sobre poema visual: memória e conservação
Hugo Pontes (BRA)
Artistas poetas editores
Amir Brito Cadôr (BRA)
19h | LANÇAMENTO DO LIVRO CONCRETE POETRY: A 21ST-CENTURY ANTOLOGY, DE NANCY PERLOFF
13.11, SÁBADO
O encerramento conta com as seguintes atividades presenciais na área externa do museu Casa das Rosas:
17h
POEMAS VISUAIS E PERFORMANCES EM VÍDEO
Exibidos ao longo de todo o dia com projeção no muro do museu e transmissão simultânea na sala on-line (Zoom)
LANÇAMENTO DOS LIVROS:
CONCRETUDES, DE FRANKLIN VALVERDE;
MESMO MESMO, DE ROBERTO KEPPLER;
MANUSCORTE, DE SYLVIA AMÉLIA
No jardim da Casa das Rosas
Casa das Rosas
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br | para atividades do Núcleo de Ação Educativa: educativo@casadasrosas.org.br
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Jardim aberto de segunda a segunda-feira, das 7h às 22h
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Programação gratuita
Para mais informações, acesse o site do museu.
(Carta Campinas com informações de divulgação)