Categories: Geral

Nova montagem da mostra ‘Zona da Mata’ no MAM, instalação imersiva de Rodrigo Bueno combina elementos naturais e artificiais

Em São Paulo – O Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta, na parte IV de Zona da Mata, a instalação Origem e Destino, desenvolvida pelo artista Rodrigo Bueno especialmente para a Sala de Vidro. A obra substitui os trabalhos expostos até dia 17 de outubro no MAM, na parte I de Zona da Mata. As partes II e III continuam em cartaz no MAC USP.

Origem e Destino é descrita como uma espécie de estufa e campo dinâmico com ciclos de transmutação, feita com elementos naturais e artificiais, como água, cristais, plantas, madeiras recuperadas das ruas, vozes e luz elétrica, que convida o público a mergulhar em um ambiente inesperado.

Origem e Destino, 2021, Rodrigo Bueno (Foto: R Bueno)

“Luzes coloridas de tons variados trazem movimento ao conjunto e constroem uma paisagem completamente artificial e lisérgica que contrasta com o Parque Ibirapuera. Na obra de Rodrigo Bueno, o mundo visível e conhecido não se distingue dos mistérios, do campo da imaginação e dos elementos espirituais intangíveis”, pontua o trio de curadores de Zona da Mata, composto por Ana Magalhães e Marta Bogéa, do MAC USP, e Cauê Alves, do MAM São Paulo.

A instalação é como um reverso de Aterramento, mesa/instalação exposta na Zona da Mata que ocupa o Museu de Arte Contemporânea da USP. A mostra é exibida simultaneamente no MAM São Paulo e no MAC USP, com curadoria conjunta assinada por Ana Magalhães, Marta Bogéa e Cauê Alves .

“Na junção de elementos, Rodrigo Bueno com a instalação busca movimentar as forças dinâmicas a fazer fluir energias intencionais. Entre as ações está o gesto de abrir um segmento do brise-soleil do prédio do MAC USP, para que a luz adentre o espaço expositivo e os visitantes avistem o verde do Parque Ibirapuera e a relação entre os dois museus que a exposição propõe seja reforçada”, complementa o trio de curadores em um verbete da mostra.

No Museu de Arte Contemporânea da USP, a exposição segue com exibição de trabalhos de Brasil Arquitetura (Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci); Claudia Andujar; Fernando Limberger; Gabriela Albergaria; Gustavo Utrabo; Guto Lacaz; Jaime Lauriano; Julio Plaza; Leandro Lima, Gisela Motta e Claudia Andujar; Marcius Galan, Paulo Nazareth e Rodrigo Bueno.

Visitação presencial

O MAM São Paulo segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene implementado em colaboração com a equipe da Consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein, além de adotar medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos brasileiros de Saúde Pública. O MAC USP segue os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias e acompanhados pela Universidade de São Paulo. No MAM, os ingressos são gratuitos, disponibilizados online (https://www.mam.org.br/ingresso) e as visitas ocorrerão com hora marcada. No MAC USP a visita é gratuita e precisa ser agendada em https://sympla.com.br/visitamacusp. Nos dois museus, o número de pessoas por sala é limitado, o uso de máscara é obrigatório e dispositivos de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos.

Mostra Zona da Mata, pt.IV, com instalação Origem e Destino, de Rodrigo Bueno
Local: MAM São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça à domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Telefone: (11) 5085-1300
Ingresso: Entrada gratuita, com contribuição sugerida. Agendamento prévio necessário.
Ingressos disponibilizados online https://www.mam.org.br/ingresso

https://mam.org.br/
https://www.instagram.com/MAMoficial
https://www.twitter.com/MAMoficial
https://www.facebook.com/MAMoficial
https://www.youtube.com/MAMoficial

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

13 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

24 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago