O curso online “O Brasil na Vertigem do Cinema”, com o Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira, acontece nos dias 27 de outubro, 03, 10 e 17 de novembro, quartas-feiras, às 20h, com realização da Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas.
Este curso propõe um olhar para a história recente do Brasil a partir do cinema. Por meio da análise de alguns dos mais importantes filmes do cinema brasileiro, serão discutidas as transformações sociais que marcaram as últimas décadas.
O Brasil passou por grandes transformações desde a década de 1950 com a urbanização e o processo migratório, a crise no mundo do trabalho, o esgotamento e favelização das grandes cidades, a ascensão e fortalecimento do “mundo do crime”, o recrudescimento da violência policial e o aprofundamento das contradições sociais, as mudanças no âmbito da religião, da família e da moral.
Essas transformações aparecem de muitos modos em filmes como Rio, 40 graus (1955), O assalto do trem pagador (1962), Terra em transe (1967), Eles não usam Black Tie (1981), A hora da estrela (1985), Notícias de uma guerra particular (1997), Central do Brasil’ (1998), Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007 e 2010), Linha de Passe (2008), O Som ao Redor (2012) e Branco Sai, Preto Fica (2014), dentre outros.
O curso explora a ideia do filme como espaço alargado, ou seja, de que o filme não se esgota naquilo que vemos na tela, mas dialoga com a realidade da qual e para a qual existe. Não se trata, portanto, de usar os filmes como ilustração de argumentos sociológicos, mas de encontrar no interior do próprio filme, no processo de sua feitura e nos muitos mundos que o atravessam, um caminho para pensarmos estética e política no Brasil.
Aula 1
A sociologia e a antropologia como pano de fundo de uma tradição do cinema brasileiro;
Tendências da Retomada do cinema no Brasil em meados dos anos 1990;
A favela em Rio 40 Graus e em Cidade de Deus;
O corpo e a voz como figurações do encontro etnográfico;
Os sentidos e atributos do narrador intradiegético;
A câmera como metáfora da relação de alteridade em Cidade de Deus (2002).
Aula 2
A tradição do documentário no Brasil;
As tensões e diálogos entre ficção e documentário;
Pensando o Brasil através do cinema: imagens recorrentes nos filmes de Walter Salles;
Uma imagem de Brasil: futebol, periferia, evangelicalismo e patriarcado em Linha de Passe (2008);
O diálogo entre os filmes dos irmãos Salles.
Aula 3
A figura do policial no cinema brasileiro;
A voz over e o protagonista ‘em situação’ como expedientes narrativos;
Notas de um Brasil autoritário e violento em Tropa de Elite (2007, 2010);
A não integração das populações marginalizadas à cidade e a reação conservadora das classes médias urbanas;
O Grande Imagista como produtor de sentido no filme.
Aula 4
Cotejo entre as perspectivas de ‘O som ao redor’ (2013) e ‘Branco sai, Preto fica’ (2014);
“De nós fabulamos nós mesmos”: uma inflexão na tradição do “cinema social”;
O corpo como sentido profundo da narrativa fílmica;
A classe média se olha no espelho e não gosta do que vê;
A história do brasil vista a partir do microcosmo de uma rua em Recife;
A verdade do documentário em xeque: o embaçamento entre realidade e ficção.
Doutor em Sociologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com a tese: “Cinema de Favela: o real da ficção, a estética do político” (2018), o Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira tem desenvolvido pesquisas e realizado publicações em importantes periódicos nacionais e internacionais sobre arte, imagem e imaginário na formação do Brasil.
O Brasil na Vertigem do Cinema
Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira
27 de outubro, 3, 10 e 17 de novembro de 2021
Quartas-feiras
20h
Quatro aulas Online pelo aplicativo Zoom
Rabeca Cultural
R$ 120,00 as 4 aulas ao vivo
R$ 160,00 ao vivo mais gravações
R$ 40,00 cada aula avulsa
R$ 40,00 cada gravação
Inscrições e mais informações pelo whatsapp 19 997206186
(Carta Campinas com informações de divulgação)