Projeto ‘Descobertas’ estimula plataforma criativa de pessoas trans e ressignificação do consumo de moda

O projeto ‘Descobertas’, uma iniciativa do Centro Cultural São Paulo (CCSP) com a estilista Vicenta Perrotta e o Ateliê TRANSmoras, é um projeto de residência artística em costura que multiplica a tecnologia social feita por pessoas trans e travestis e serve de plataforma criativa para a comunidade envolvida.

O projeto busca fomentar o trabalho coletivo e documenta os processos artísticos em uma série de aulas online.

Em cinco aulas online abertas ao público e facilitadas pela estilista Vicenta Perrotta, Antonia Moreira, Rafa Kennedy, Manauara Clandestina e Diran Castro propõem que se crie versões de peças do próprio guarda-roupa.

O grupo discute proposições de futuro baseadas na cosmovisão trans, enquanto desenvolvem, em conjunto a outras estilistas e criativas trans mapeadas, a pedagogia do lixo, um experimento que põe em prática um questionamento profundo da sustentabilidade, usando o descarte têxtil transmutado em novas formas e funções.

O Ateliê TRANSmoras, proponente do projeto, identificou uma relação íntima entre pessoas trans e a moda. O lixo é um estereótipo de algo que não se encaixa mais à norma social e imagética, descartado pela sociedade. O corpo trans também é lido como um estereótipo que também não se encaixa nas normas sociais estabelecidas. As discussões abordarão o processo de visualizar a potência em materiais descartados enquanto possibilidade de criar estratégias de autonomia financeira e potencializar corpas que passam por inúmeros processos de invisibilização social. O projeto contempla essa visão da potencialidade, onde o lixo e a corpa se deslocam do lugar de resíduo, de não-função, para protagonismo de um projeto de vida.

O projeto se encerra com um Fashion Filme que coloca em cena as peças produzidas, fomentando um produto que é ao mesmo tempo radical em sua proposição epistemológica e viável economicamente como meio de geração de renda com baixo custo de entrada. A obra visual além de dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas contextualiza os processos de cada residente durante o projeto, revelando as histórias por trás de cada fio.

As aulas acontecem até o dia 23 de setembro, terças e quintas-feiras, das 15h às 18h no YouTube do Centro Cultural São Paulo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente