‘O que não cabe dentro de mim’: exposição ‘A Terceira’, de Marcia de Moraes, entrelaça arte e psicanálise em uma pulsão de cores e diluições

Em São Paulo – Poderá ser vista de 28 de agosto a 4 de outubro de 2021 no Subsolo do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, a exposição “A Terceira”, de Marcia de Moraes.

Em “A Terceira”, a artista Marcia de Moraes conjuga questões da arte e da psicanálise. Através do desenho, a artista encontra destino ao que transborda: para o vazio e para o excesso, para o que é radicalmente seu e para aquilo que é pura alteridade. As perguntas que seus desenhos e colagens sustentam encontram-se nas entranhas e nas vísceras, no dentro e no fora, na superfície e na espessura das coisas. No traçado das primeiras formas, Marcia de Moraes abriga o espaço em branco. O intervalo revelado pelo traço do grafite e a cor como preenchimento desfiguram o figurativo, fazendo com que as coisas possam se imiscuir e perder seu contorno fixo. 

Marcia de Moraes – Chifre de Veado, 2021 – Colagem de papéis desenhados com grafite e lápis de cor (Foto: Filipe Berndt)

O nome da exposição é uma referência à conferência feita por Jacques Lacan no VII Congresso da Escola Freudiana de Paris, no dia 1º de novembro de 1974. Na conferência que também recebeu o nome “A Terceira”, Jacques Lacan trata de um ponto central para a psicanálise: a maneira singular como cada sujeito escreve um corpo.  “Dentro da minha interpretação, ele falou sobre o aquilo que não cabe dentro das pessoas. Provavelmente ele está falando de pulsões emocionais, mas no meu caso, eu transponho isso para o desenho, quando eu digo que o que eu desenho é aquilo que não cabe dentro de mim” comenta a artista.

A exposição acontece no subsolo do CCBB-SP, ocupando inclusive o antigo cofre da agência, que hoje se tornou um dos espaços expositivos mais desafiadores da cidade. O subsolo tem área útil de 133 metros quadrados e o espaço interno do cofre possui 33 metros quadrados. Toda essa área do prédio construído em 1901 será ocupada pelas obras inéditas de Marcia, desenhos e colagens criados especialmente para a exposição.

(Imagem: Instagram da artista @marciademoraes)

A Terceira, de Marcia de Moraes
De 28 de agosto de 2021 a 04 de outubro de 2021
Todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Visitação com hora agendada pelo site / app Eventim, mediante disponibilidade
Todas as obras são inéditas. São 26 trabalhos entre desenhos e colagens.
Texto da exposição: Bianca Dias

Mais informações pelo SITE do CCBB-SP.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças. 
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento Conveniado e Translado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô

(Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente