Governo Bolsonaro segura quase 10 milhões de doses e cidades cancelam agendamento

O Ministério da Saúde admitiu que tem quase 10 milhões de doses da Pfizer e da Coronavac estocadas e paradas em depósito do governo. Enquanto isso, prefeitos e governadores têm reclamado de falta de vacina. Campinas e Rio de Janeiro, por exemplo, cancelaram o agendamento por falta de doses. As informações foram divulgadas pela GloboNews. No ano passado, o governo deixou parado testes de Covid-19 no mesmo depósito.

(foto hélia sheppa – sei – div – fp)

Os governos estaduais  avaliam acionar a Justiça para questionar os critérios adotados pelo pelo Ministério da Saúde na distribuição de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, os estados devem questionar o não cumprimento da promessa de compensação gradual das doses, como havia sido acertado por meio de um documento assinado pelo ministro Marcelo Queiroga e presidentes dos conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde. “Vários Estados prejudicados estão estudando (judicializar o assunto)”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

No Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) já determinou que a Procuradoria deixe pronta uma ação para retirar o estado da penúltima posição na fila de doses a serem enviadas pelo ministério. “Não queremos nada a mais, mas não aceitamos a menos”, afirmou Barbalho. 

 No Pará, o total de doses per capita recebidas é o menor entre os Estados do Norte e do Nordeste. “Nessas regiões, só Amazonas e Acre registram mais que 0,8 dose per capita desde o início da distribuição de vacinas, em janeiro”, destaca a reportagem. (com informações do 247)

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

7 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

9 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

9 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

10 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

13 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

14 hours ago