Online – O grupo de dança Desterro Coletivo apresenta até o dia 15 de agosto seu novo espetáculo de dança contemporânea. Intitulado Berro, a obra investiga o universo das guerras diárias (física, simbólica e social) vividas por pessoas socialmente subalternizadas em decorrência de características étnica, social, sexualidade, renda, dentre outras. Mais do que apontar dinâmicas fixas de algozes e vítimas, o espetáculo questiona possível alternância desses papéis numa mesma pessoa, de acordo com os espaços que ocupa. A temporada de Berro tem sessões online gratuitas. Os ingressos estão disponíveis para reserva.

Concebido pelos artistas Edson Raphael e Eduardo Cesar – que realizam as funções conjuntas de direção e interpretação – Berro traz o grupo Desterro Coletivo em nova roupagem. O coletivo, com trajetória de trabalhos em formatos de solos, chega agora com um elenco de sete criadores-intérpretes. Segundo Edson, o processo de construção do espetáculo mescla aspectos pessoais e experiências coletivas como forma de contemplar as subjetividades do elenco e também considerar a necessidade de distanciamento social durante o período de construção da obra. “Neste contexto, foi fundamental propormos processos criativos que contemplassem as individualidades de cada integrante, bem como unissem esses corpos e vozes em dinâmicas que revelassem a potência do fazer coletivo”, complementa Eduardo.

Para a temporada online, Berro recebeu tratamentos cinematográficos. Cientes das diferentes experiências geradas em espetáculos presenciais e virtuais, os diretores optaram por trazer a linguagem audiovisual para dentro da construção da obra final. Deste modo, o trabalho de captação e edição do espetáculo foi elaborado de modo a ultrapassar o aspecto de registro da obra, e utilizar-se das características e ferramentas do meio em que será transmitido para proporcionar uma melhor experiência ao público.

O espetáculo Berro é oriundo do projeto Guerreia, contemplado pelo edital 03/2019 do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Edson Raphael e Eduardo Cesar

Criação e Interpretação: Afonso Costa, Edson Raphael, Eduardo Cesar, Inessa Silva, Kessia Midory, Marcela Silvério e Vanessa Moraes

Preparação Corporal: Tainara Cerqueira

Provocação: Deise de Brito

Figurino: Inessa Silva (orientação), Desterro Coletivo (execução)

Cenografia: Desterro Coletivo

Fotografia: Rodrigo Kees

Direção Audiovisual: Luiza de Castro

Direção de Fotografia: Luiza de Castro

Operadoras de Câmera: Carolina Rocha e Renata Pegorer

Montagem: Camila Izidio

Assistência de Montagem: Carolina Rocha e Luiza de Castro

Cor e Finalização: Luiza de Castro

Sonoplastia: Leandro Pacheco

Arte Gráfica: Maria Olivia Aporia

Produção Executiva: Edson Raphael

Assessoria de Comunicação: Lebá Comunicação

Agradecimentos: Greta Tomaz Lopes, Kidsan, Lorena Felix, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Priscila Borges.

BERRO

um espetáculo Desterro Coletivo

Sinopse: O projeto Guerreia transpõe para o âmbito da dança o universo das guerras diárias (física, simbólica e social) vividas por brasileiros e brasileiras socialmente minorizados e subalternizados. Mais do que corporificar trajetórias maniqueístas, a obra busca criar um retrato cênico que aponte a complexidade dos corpos em resistência; as contradições daqueles que se alternam nos papéis de algoz e vítima, de acordo com o espaço que ocupam; e a busca por um equilíbrio de forças coexistentes.

Estreia: 30 de julho – Sex, às 20h

Temporada: 31/jul a 15/ago – Sáb e Dom, às 20h

Reserva de Ingressos: https://www.sympla.com.br/berro—temporada-online-gratuita__1294035

Outras informações: Instagram do grupo @desterrocoletivo

Classificação: 14 anos

Acesso Gratuito

(Carta Campinas com informações de divulgação)