Há 20 anos, deputados estaduais votavam escondidos da população

O Brasil tem muito que evoluir na sua democracia. Talvez por isso tenha eleito um presidente que tenta implodir o sistema democrático e evitar a transparência nas ações públicas. Para se ter uma ideia, há 20 anos o voto dos deputados estaduais poderia ser secreto. Somente em 2001 foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que deu fim ao voto secreto nas sessões públicas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com isso, o voto dos parlamentares tornou-se público, garantindo maior transparência e participação da população.

(foto – video – reprodução)

O voto público surgiu a partir de um projeto do ex-parlamentar Antonio Mentor, do PT (Partido dos Trabalhadores) que na sua justificativa afirmava que “é essencialmente através do voto que o legislador exprime seus propósitos, intenções, o norte de atuação de seu mandato”. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi a primeira no país a ter uma iniciativa assim.

Emenda Constitucional 12/2001, surgida a partir da PEC 8/2001, alterou o parágrafo 2° do artigo 10 da Constituição Estadual, que fala sobre o voto nas sessões públicas do Poder Legislativo. A alteração feita e aprovada colocou o voto como público, coisa que até então não acontecia e os eleitores não ficavam sabendo das reais intenções dos deputados em projetos. (Com informações da Alesp)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente