Esta semana foi um marco para o governo Bolsonaro. O governo está comemorando. Enfim, após dois anos de ofensiva contra todo o sistema de Educação do país, em todos os níveis, do ensino primário à universidade, com corte de recursos, corte de bolsas, redução de pesquisa, redução de investimento, aparelhamento, ideologização etc, o governo conquistou uma redução extraordinária nos inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é a principal porta de entrada na universidade dos alunos de escolas públicas.
A redução, também conseguida pelas decisões erradas do governo durante a pandemia de Covid-19, é um marco também porque tem forte capacidade de aumentar a desigualdade social ao impedir que jovens mais pobres cheguem à universidade.
O projeto do governo Bolsonaro de aumento da desigualdade social, concentração de renda e destruição do acesso à Educação teve grande êxito em relação aos governo petistas. Em relação ao governo Dilma, por exemplo, o governo Bolsonaro conseguiu reduzir o número de inscritos no Enem em cerca de 66%. Enquanto o governo da petista chegou a levar cerca de 9 milhões de jovens ao Enem, Bolsonaro agora bate um novo recorde, reduzido para cerca de 3 milhões de inscritos.
Talvez nenhum governo, em 500 anos de história do Brasil, tenha conseguido retroceder tanto a educação em tão pouco tempo. Bolsonaro consegui jogar para fora do sonho do vestibular cerca de 6 milhões de jovens. Isso se não levar em conta nenhum potencial aumento populacional desde 2014. É uma marca impressionante. Veja imagem.
Criado em 1998, no governo Fernando Henrique (PSDB) para avaliar a qualidade do ensino médio no país, ele passou a dar acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras em 2004, após o ex-presidente Lula (PT) sancionar a lei do Programa Universidade para Todos (ProUni), e mais tarde, em janeiro de 2010, foi criado o Sistema de Seleção Unificada (SISU), durante o governo Dilma Rousseff (PT).
O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…
(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…
(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…