Patente é patente

.Por Marcelo Mattos.

“… a noite dissolve os homens, / diz que é inútil sofrer, a noite dissolve as pátrias, apagou os almirantes / cintilantes”.  (in A noite dissolve os homens – Carlos Drummond de Andrade)

A que serve efetivamente as Forças Armadas? A quem serve? Se considerarmos os últimos 29 meses do então desgoverno federal é de compadrio, cumplicidade e nítida violação aos princípios que definem as suas garantias e finalidades constitucionais. Afinal de contas, estamos diante de um governo autoritário de ocupação militar, sem mínimo programa nas diversas áreas sociais, caracterizado pela dilapidação do patrimônio público, a acumulação de benefícios e privilégios individuais e ingestão da saúde pública.

(foto Fernando Frazão/Agência Brasil)

Estas Forças Armadas que deveriam ser as garantidoras dos poderes constitucionais e a Defesa Nacional estão adstritas, subservientes a uma política de um governo nefasto e de exceção que propala uma política de genocídio da população com as inúmeras medidas de negação e omissão no combate à pandemia de Covid-19. São mais de 450 mil mortes subnotificas (seriam 600, 900 mil?) que pairam sob a irresponsável omissão e inépcia dos executores desta antipolítica, consentida pela difusão de um vírus mortal através da contaminação de grupo, da negação de medidas de isolamento social e proteção individual (como máscaras e a difusão de medicações condenadas pela OMS), além das inúmeras  contrariedades e obstrução de uma política vacinal da população.

Além da monstruosidade de tantas mortes, vemos, por ação ou omissão, a completa destruição do Estado brasileiro, pelos diversos incêndios florestais, o favorecimento de garimpos ilegais, invasão e exploração de territórios indígenas e ambientais, a entrega de diversas áreas de petróleo, água e energia, e a miserabilidade da população com o fim de direitos e garantias sociais, enquanto uma elite fardada, bem nutrida de recursos públicos, constantemente eleva os seus salários e benefícios hereditários.  

A que serve mais de 11 mil militares pendurados, agarrados aos diversos cargos públicos federais? Qual o esforço e trabalho a que se submetem, a quem mesmo servem senão à garantia de privilégios e a sustentação de um desgoverno de exceção, criminoso?

O que dizer dos famigerados atos públicos de “propagação do vírus” (aglomerações sem máscaras) e insanidade política do então presidente da República, como o realizado na manhã de ontem (23/05) na orla da cidade do Rio de Janeiro, onde mais de mil motociclistas que faziam parte de forças policiais, além de um elevado contingente de militares realizando a sua cobertura e “entourage” (palavra que não advém nem de touros ou bois)? Nada de incomum, nada a surpreender que o mandatário geral (que tão pouco trabalha e transpira) do alto do carro de som instalado na praia de Copacabana, estivesse ladeado pelo deputado Rodrigo Amorim (o mesmo que quebrou a placa de Marielle Franco, morta pela milícia) e pelo General Eduardo Pazuello, cuja ineficiência e incompetência são patentes… como patente é a vagabundagem oficial !  

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

1 day ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

2 days ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

2 days ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

2 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

2 days ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

3 days ago