Estudo publicado em revista científica aponta eficácia de 91% da vacina russa Sputnik V

Uma análise de eficácia provisória do ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, mostrou alta eficácia da vacina russa Sputnik V. Dados de 19.866 voluntários foram incluídos na análise de eficácia (14.964 dos quais receberam a vacina e 4.902 o placebo). A vacinação em duas doses de Sputnik V administrado com 21 dias de intervalo demonstrou eficácia de 91,6% contra COVID-19. O cálculo é baseado na análise de 78 casos confirmados de COVID-19 identificados no grupo placebo (62 casos) e no grupo vacina (16 casos). O Sputnik V gerou resposta imune.

(foto marco verch – ccl)

O anúncio foi feito pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya do Ministério da Saúde da Federação Russa e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, fundo soberano da Rússia). O estudo foi publicado na Lancet, uma das revistas médicas mais antigas e respeitadas do mundo, e refere-se aos resultados provisórios de um ensaio clínico de Fase III do Sputnik V. O Sputnik V, que é baseado em uma plataforma de vetores de adenovírus humanos foi a primeira vacina registrada do mundo contra o coronavírus.

“A publicação de dados internacionalmente revisados ​​por pares sobre os resultados dos ensaios clínicos do Sputnik V é um grande sucesso na batalha global contra a pandemia COVID-19. A segurança e a alta eficácia da vacina russa são demonstradas pelos dados científicos sólidos apresentados e parabenizo toda a equipe do Centro Nacional de Pesquisa Gamaleya por esta conquista monumental. Várias vacinas já foram criadas com base em adenovírus humanos e esta ferramenta é uma das mais promissoras para o desenvolvimento de novas vacinas no futuro”, afirmou Alexander Gintsburg, Diretor do Instituto de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Cisne Negro leva cultura popular e urbana ao Teatro Sérgio Cardoso com ‘Calunga’ e ‘Que Tal o Impossível?’

(foto reginaldo azevedo - divulgação) Em São Paulo - Duas obras de momentos diferentes da…

16 hours ago

Mírian Silvestre e Matheus Dutra apresentam o espetáculo ‘Esquinas’ na Rabeca Cultural

(foto fernanda ferreira - divulgação) A cantora Mírian Silvestre e o violonista Matheus Dutra apresentam…

16 hours ago

Cinema na faixa: mais de 50 filmes para ver de graça em Campinas no mês de outubro

Cena de "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich (foto divulgação) Cinema clássico, produções…

17 hours ago

André Mendonça escondeu relações de Luciano Huck, Flávio Bolsonaro e Kássio Nunes com Vorcaro

(imagem reprodução) Levantamento de sigilos confirma que Mendonça escondeu elos de Vorcaro com KN, Fux,…

22 hours ago

Ataques a imagens de santos católicos se espalham pelo Brasil na véspera das eleições

(imagem ataque em 2022 - reprodução) Na tentativa de manter um candidato de família miliciana…

2 days ago

MIS Campinas recebe a exposição ‘Amazônia’, da artista plástica campineira Haitha

(foto olivia borges - divulgação) O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas…

2 days ago