Escritora e crítica de arte Veronica Stigger pensa a relação entre arte e palavra em artistas como Mira Schendel, Nuno Ramos e Pedro Moraleida

Na arte moderna e contemporânea, a palavra foi utilizada como uma das dimensões fundamentais do ato artístico, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais. Este é o ponto de partida da palestra Arte e Literatura, uma aula online com a escritora e crítica de arte Veronica Stigger, que será realizada na próxima quinta-feira (29/4) pelo projeto multimídia ARTEQUEACONTECE.

No encontro, Veronica analisa artistas que utilizam a literatura e a palavra como recurso em suas produções, como Mira Schendel, Nuno Ramos e Pedro Moraleida, e divide reflexões sobre o uso da palavra em trabalhos predominantemente plásticos.

Obra de Pedro Moraleida | divulgação: cortesia AQA

“Veremos fundamentalmente como essa emergência da palavra é imediatamente seguida por sua ruína, quando o escrito não se mostra de todo legível, seja por meio de rasuras, seja pela fratura da palavra ou frase, levando a algo como códigos pessoais ou, em seu extremo, até a escrita como puro gesto”, explica Veronica.

A palestra acontecerá das 18h às 19h, ao vivo, via plataforma de videoconferência Zoom. A aula tem o custo de R$ 150 e as inscrições podem ser realizadas por meio do site do Arte Que Acontece .

Veronica Stigger é escritora, jornalista, professora e crítica de arte brasileira, e ainda doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade.

Palestra online sobre Arte e Literatura com Veronica Stigger
Via plataforma Zoom
Data: 29 de abril, quinta-feira
Horário: das 18h às 19h
Investimento: R$ 150
Inscrições: http://www.artequeacontece.com.br/experiencias-aqa/arte-e-literatura/

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

2 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

6 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

12 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

13 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

14 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

14 hours ago