A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou, nesta segunda-feira, 29 de março, o óbito de 60 pessoas por Covid-19. Destes, 31 eram homens e 29 mulheres; 48 tinham comorbidades e 12 não tinham outras doenças. Com relação à faixa etária, 24 tinham entre 24 e 59 anos e 36 tinham mais de 60. O número refere-se às mortes confirmadas nas últimas 72 horas. Agora já são 2.315 mortos somente na cidade de Campinas.
De acordo com a Prefeitura, o alto número de mortes é mais um alerta para a população sobre a importância das medidas mais restritivas adotadas pelo município, como o toque de recolher, as barreiras sanitárias e o fechamento de serviços não essenciais.
A maioria dos óbitos refere-se ao período anterior às ações adotadas por Campinas e ao início da Fase Emergencial do Plano São Paulo, uma vez que a pessoas ficam internadas, em média, por 18 dias. No caso dos dados divulgados hoje, as mortes ocorreram entre 6 de fevereiro e 29 de março; porém, na maioria dos casos, os sintomas foram observados entre 18 de janeiro e a primeira quinzena de março.
A Prefeitura de Campinas reforça que a melhor prevenção é o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos. E ressalta que segue organizando a campanha de vacinação contra a Covid-19, com agendamento para as pessoas de acordo com a chegada das doses da vacina. (com informações de divulgação)