A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, que decidiu adotar o kit covid defendido pela rede fake news bolsonarista está enfrentando um colapso no sistema de saúde causado pela explosão de casos de Covid-19. Além disso, médicos relatam quadros graves de doenças causadas pelo uso de remédios do falso ‘kit covid’, como a ivermectina e a cloroquina, este último amplamente defendido pelo atual presidente Jair Bolsonaro.

(foto pedro guerreiro – ap – ilust- div)

Cidade está com 100% de ocupação dos leitos. O diretor-administrativo do Hospital Regional do Oeste, Osmar de Oliveira, disse ao G1 que a cidade vive o pior cenário.

A informações de Dagmara Spautz, da NSCTotal, relatam que a prefeitura reforçou em janeiro uma espécie de ‘tratamento precoce’ como medida de combate à pandemia. O kit de medicamentos, que continha cloroquina e ivermectina, foi usado sem qualquer comprovação científica contra o coronavírus. Os remédios podem causar efeitos colaterais graves, mesmo assim foram defendidos pelo prefeito da cidade João Rodrigues (PSD).

Segundo a reportagem, em janeiro, médicos de SC que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 relataram complicações causadas pelos remédios incluídos nos kits de tratamento precoce. Os pacientes tiveram agravamento de quadros cardíacos, pancreatites e piora na evolução da Covid-19 por imunossupressão. 

Veja texto completo AQUI