A companhia Gravitá, formada por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, estreia o espetáculo “Sob o mesmo teto” no próximo dia 23 de janeiro. As sessões acontecem sempre aos sábados, às 19h, no canal da companhia no YouTube, até 20 de fevereiro. A direção é de Michelli Rebulho.
O espetáculo “Sob o mesmo teto” é um projeto que mistura as linguagens de circo, teatro e audiovisual. Em cena, um professor cheio de manias (Alessandro Coelho) tem a sua rotina transformada após resgatar uma gata (Débora Ishikawa). Ele a salva das ruas e ela o salva da solidão.
“Foi a partir do desejo de explorar tipos diferentes de relacionamento, que não uma representação romântica de casal, que nasceu a ideia do espetáculo, de mostrar a relação de um humano com um pet”, explica Débora Ishikawa. ”A acrobacia mão a mão já tem em si essa característica de relação entre duas pessoas, o que sempre trabalhamos em nossos números.”
Sem falas, a comunicação com o público se estabelece por meio de movimentos corporais, cômicos e acrobáticos. Dessa interação, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a maneira como ambos enxergam a vida.
“A temática da relação do ser humano com um pet atinge a todas as idades, desde a criança que tem o seu primeiro bichinho até o idoso que encontra companhia num animal de estimação”, reflete Alessandro Coelho.
Os elementos em cena exploram o contraste entre as personalidades das personagens. O cenário, assinado por Rafael de Castro, remete a uma lousa escolar. A trilha de Fred Fonseca, por sua vez, contrapõe batidas exatas e repetidas a temas melódicos que soam como miados felinos. Já os figurinos, criados por Helen Quintans, opõem cores sóbrias e quentes.
Entre o circo e o vídeo
O público assiste a uma versão gravada da peça, adaptada para também ser um produto audiovisual. Captado em vários ângulos e editado para não ser um mero registro em câmera parada, o resultado é uma experiência diferente da apresentação presencial, que oferece ao público a oportunidade de perceber nuances e detalhes dos movimentos acrobáticos. No entanto, a encenação mantém seus elementos teatrais e poderá ser assistida presencialmente no futuro.
Além do espetáculo, a companhia produziu um minidocumentário, “Sob o mesmo teto sob muitos olhares”, que mostra o histórico dos artistas e da companhia, os bastidores da criação e a superação das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Dividido em quatro partes, cada uma delas será exibida na véspera das apresentações, às sextas, também no Youtube. A primeira sessão acontece no dia 22/1, às 19h.
“Sob o mesmo teto” é o primeiro espetáculo da Cia. Gravitá, fundada em 2017, composta por Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, que trabalham juntos desde 2009. Desde então, os acrobatas acumulam uma longa experiência na criação de diversos números de dupla de mão a mão. Atualmente, têm dez números em seu repertório, incluindo o que deu origem ao espetáculo.
Sob o mesmo teto
de 23 de janeiro a 20 de fevereiro
sábados, às 19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube
link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto
classificação: livre
duração: 60min
Documentário – Sob o mesmo teto sob muitos olhares
de 22 de janeiro a 19 de fevereiro
sextas, às 19h no canal da Cia. Gravitá no Youtube
link para assistir: http://bit.ly/sobomesmoteto
Agenda
22/01 – Parte 1 (5 min)
29/01 – Parte 2 (5 min)
05/02 – Parte 3 (5 min)
12/02 – Parte 4 (5 min)
19/02 – Todas as partes na íntegra (20 min)
classificação: livre
Sinopse
Um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. Ele a salva das ruas. Ela o salva da solidão. “Sob o mesmo Teto” é um espetáculo da Cia. Gravitá, com Débora Ishikawa e Alessandro Coelho, dirigidos por Michelli Rebulho (da Cia. Diálogos Acrobáticos). A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma como ambos enxergam a vida.
Ficha técnica
Acrobatas
Alessandro Coelho
Débora Ishikawa
Direção
Michelli Rebulho
Preparação Corporal
Kelly Cheretti
Figurinos
Helen Quintans
Trilha Sonora
Fred Fonseca
Cenografia
Rafael de Castro
Assistente de Cenografia
Felipe Rodrigues
Marcenaria
Valmir D’Fiamma
Serralheria
Dudu Rodrigues
Apoio Operacional de Cenografia
Márcia Oliveira
Produção Geral
Débora Ishikawa
Produção executiva
Juliana Kaneto
Identidade Visual
Otávio Fantinato
Assessoria de Imprensa
Rodrigo Sampaio
Comunicação e Marketing Digital
Vox Baccai
Produção Audiovisual
Edgar Ishikawa
Operador de Câmera
Guilherme Perez
Local de filmagem
Barracão Teatro
Agradecimentos
Alex Brede, Espaço Diálogos Acrobáticos, Jeisel Bonfim e Barracão Teatro.
(Carta Campinas com informações de divulgação)