A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. As primeiras estreias do ano na programação da série acontecem quinta-feira, (07/01), com os títulos de ficção “Viver para Cantar” e “A Espuma dos Dias”, os documentários “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim” e “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”.
O filme “Viver para Cantar”, de Johnny Ma, uma das estreias de ficção desta semana na série, fala de uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que é administrada por Zhao Li. Todos do grupo vivem e atuam juntos, em um degradado teatro nos arredores de Chengdu (China). Quando Li recebe o aviso sobre a demolição do teatro, esconde a notícia dos demais, temendo o fim de sua trupe. Enquanto ela luta para procurar um novo espaço, a ópera e seus personagens fantásticos começam a se infiltrar no mundo real dela. Classificação indicativa: 12 anos.
Outro título de ficção que estreia em Cinema #EmCasaComSesc é “A Espuma dos Dias”, de Michel Gondry. Baseado no romance do escritor francês Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ele conhece Chloë, e logo ambos mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum, já que uma flor cresce em um de seus pulmões. Classificação indicativa: 14 anos.
Para quem prefere documentário, a série traz duas sugestões de títulos. “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, de Marcus Fernando e Eduardo Ades, apresenta a trajetória profissional e artística de Torquato Neto (1944-1972). Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. A obra é uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960. Classificação indicativa: 12 anos.
Já “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, traça um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio da trajetória do grupo Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pela banda e da influência do cantor, compositor e instrumentistas João Gilberto (1931-2019) nos rumos musicais do grupo. Classificação indicativa: 12 anos.
Até o dia 09 de janeiro, é possível conferir na plataforma do Sesc Digital a programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 – 1987) Para saber mais sobre as obras, acesse sescsp.org.br/leonhirszman.
PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc
ESTREIAS 07/01
VIVER PARA CANTAR
Dir.: Johnny Ma | China, França | 2019 | 100 min | Ficção | 12 anos
Zhao Li gerencia uma pequena trupe de ópera de Sichuan. Todos do grupo vivem e atuam juntos em um degradado teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe o aviso de demolição do teatro, Li esconde a notícia de todos os outros, temendo que isso possa significar o fim de sua trupe de ópera: além da demolição do espaço físico, é a vida de sua “família” que está em jogo. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço em que eles possam cantar e viver, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a se infiltrar no mundo real dela.
A ESPUMA DOS DIAS
Dir.: Michel Gondry | França | 2013 | 131 min | Ficção | 14 anos
Baseado no romance de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.
TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM
Dir.: Marcus Fernando e Eduardo Ades | Brasil | 2018 | 87 min | Documentário | 12 anos
A trajetória profissional e artística de Torquato Neto ganha vida. Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. Uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960.
FILHOS DE JOÃO – ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Dir.: Henrique Dantas | Brasil| 2008 | 74 min | Documentário | Livre
Um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.
(Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…
(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…
(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…
(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…