O juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva, novo responsável pelo plantão da 10ª Vara Federal de Brasília, autorizou o acesso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mensagens da Operação Spoofing que apura a invasão de celulares de autoridades por hackers.
As mensagens vazadas pelos hackers foram divulgadas pelo The Intercept Brasil com outros veículos e comprovam violações e lawfare do ex-juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol contra Lula. Moro e Dallagnol diziam que “não se lembravam” das conversas e que poderiam ter sido adulteradas. Mas já foram confirmadas como verdadeiras e autênticas.
O acesso às mensagens foi determinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 28 de dezembro. A defesa de Lula solicitou então que o conteúdo fosse entregue, mas o responsável anterior pela 10ª Vara Federal, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, negou a requisição, sob o argumento de que esse tipo de pedido não poderia ser apreciado durante o recesso judiciário.
A defesa voltou a acionar o STF, e Lewandowski oficiou novamente a primeira instância da Justiça Federal para afirmar que sua decisão é expressa, devendo ser cumprida de imediato, o que ocorreu nesta terça-feira (5).
O juiz Gabriel Zago Capanema Vianna de Paiva oficiou a Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal para que entregue o conteúdo pedido pelos advogados de Lula, nos termos da decisão do ministro do Supremo.
A defesa do ex-presidente quer acesso às mensagens sob o argumento de que nelas há diferentes menções aos processos contra Lula na Operação Lava Jato, conforme série de reportagens da imprensa.
Nas conversas, há por exemplo trocas de mensagens entre o ex-coordenador da Lava Jato no Paraná, o procurador Deltan Dallagnol, e o ex-juiz Sergio Moro, antigo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela operação.
Na decisão de 28 de dezembro, Lewandowski ordenou o compartilhamento no prazo de dez dias, sob supervisão de peritos da Polícia Federal (PF), das mensagens arrecadadas pela Operação Spoofing que digam respeito ao ex-presidente “direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira”.(Agência Brasil/Carta Campinas)
(foto rosinei coutinho stf) Emendas parlamentares, que são flagrantemente inconstitucionais porque deputados não podem executar…
A comédia musical "Forever Young" chega a Campinas para duas apresentações, nos dias 13 e…
(foto reprodução TH+TV Record) Novas imagens de reuniões entre o vereador Vini Oliveira (Cidadania) e…
Detalhe da obra Necropolítica (foto reprodução) Há um Brasil que pulsa longe dos cartões-postais: o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Espaço Núcleo Cupinzeiro recebe o show 'Vozes Sábias' neste…
(foto rogério capela - pmc) A exibição de publicidade de plataformas de apostas esportivas, as…