Filme que denuncia a concentração da mídia dos ‘6 Berlusconis’ do Brasil estreia na internet

O Brasil tem “6 Berlusconis”, em referência a Sílvio Berlusconi, bilionário neoliberal da mídia italiana. O berlusconis brasileiros concentram mais de 90% da audiência nacional, em todos os tipos de mídia.

(imagem de vídeo + art -reprodução)

Essa é uma das informações presentes no filme brasileiro que denuncia a concentração de mídia no país. O documentário A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha, que estreia nas plataformas de internet, tem a participação de Glenn Greenwald, Noam Chomsky, Luís Nassif, Laura Capriglione, Xico Sá, Jessé Souza, entre outros. A trilha sonora é de Andre Abujamra.

Segundo alguns dos entrevistados, os Berlusconis brasileiros foram responsáveis por uma das maiores fraudes jornalísticas de todos os tempos: uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. 

A estreia é no dia 22 de outubro, nas plataformas NOW, iTunes, Vivo, Microsoft e Looke. O documentário, produzido pela Salamanca Filmes para o canal CINEBRASiLTV e dirigido pelo jornalista Pablo Guelli, mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto pelas 6 famílias que dominam o sistema de informação do país.

Veja mais

Prêmios

Melhor longa-metragem e melhor  direção no Festival Internacional de Cinema de Santos; Melhor documentário no Cinefest Pedra Azul  (Brasil); melhor documentário pelo júri e crítica no Festival de Caruaru e no Five Continents Film Festival (Venezuela); Prêmio de 3º melhor documentário no Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez (Cuba). Seleção oficial no Festival do Rio e DocLisboa (2019).

Festivais

Selecionado para 20 festivais nacionais e internacionais em 2020, entre eles: Festival Latino Americano di Trieste; Madrid Indie Film Festival; DocsMX (México); United Nations Film Festival (EUA); Social World Film Festival (Itália); Festival de Cinema  

Guarnicê (Brasil); Santos Film Fest; Festival  Internacional Cine de América (México); Cindie Festival (Brasil); Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos (Colômbia); Festival Internacional de Cine de los Derechos Humanos  (Bolívia); Albania Human Rights Film  Festival; AmazôniaDoc  (Brasil); Festival de Carpina (Brasil);  Festival de Derechos Humanos Tenemos que Ver (Uruguai).

FICHA TÉCNICA

Produtora: Salamanca Filmes 

Duração: 72 minutos 

País: Brasil 

Direção: Pablo Guelli 

Roteiro: Pablo Guelli 

Fotografia: Rogério Che 

Trilha original: André Abujamra

Montagem: Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques 

Pós-produção: Fábio Costa Menezes 

Designer: Renato de Almeida Prado 

Edição de som: Ariel Henrique  

Motion: Gustavo Duarte

Produção: Pablo Guelli 

Prod. Executiva: Pablo Guelli e Thais Alemany 

Impacto Social: Pablo Guelli 

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

10 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

12 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

12 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

13 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

16 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

17 hours ago