Caetano, no céu com diamantes

.Por Marcelo de Mattos.

Aponta contra os chapadões meu nariz. Sejamos todos humanistas, o verso, reverso, anverso ao anti-ódio, o antídoto pautado pela efeméride da elite neoliberal, sejamos verdadeiramente livres das arrogâncias do positivismo globalizado, do neopentecostal platinado ao jornalismo fraque-verniz.

(foto divulgação)

O poeta Caetano Veloso, em recente entrevista ousou “desafinar o coro dos contestes”, anjo torto do nosso cancioneiro foi universalista, libertário ao desafiar, se contrapor ao conceito liberal supremacista, o docinho de coco das elites assépticas e da grande imprensa colonizadora e absolutista.

Caetano dá o tom e surge como um istmo entre as circunstâncias poéticas do seu pensamento plumário e a cruel brutalidade cotidiana que ora vivemos, com milhões de mortes afagadas pelo genocídio institucional, o cerceamento a direitos essenciais, a tirania fundamentalista, o racismo e desintegração do país embalado pela fácil narrativa hegemônica, pet-midiática.

As palavras de Caetano espraiam-se como um sol vertiginoso, nos alerta que não haverá (ou verás?) pais algum aquém/além do que sonha a nossa vã liberdade de consciência, a expertise de algoritmos aderentes à celebração das falsidades lavajatista, da barbárie justificada pelo Estado liberal. Este liberalismo tão exultado pelas elites verde-amarelas é uma farsa periférica do capitalismo, uma falange amorfa expansionista, brutal, escravocrata, celebrante da fome e guerras. Caetano Veloso, pega a visão, nos lembra que também morreu por ter pescoço o inventor da guilhotina.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

1 hour ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

2 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

2 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

2 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago