Olhar voluntário

.Por Roberto Ravagnani.

Mundo novo, novo normal, nova realidade, realidade diferenciada, não importa muito o nome, mas temos uma vida diferente acontecendo neste momento, mas o engraçado para não dizer trágico é ver grande parte da população achando que tudo já passou.

(foto annabel p – pl)

Qual a relação do parágrafo inicial com o nosso tema cotidiano que é o voluntariado?

Tem muita relação, pois em uma entrevista recente que dei para uma rádio paulista, a pergunta foi: Por que você insiste em que temos que ter mais pessoas praticando o voluntariado?

Na minha resposta esta a relação do momento atual com o voluntariado, que foi a seguinte: o voluntariado ensina as pessoas a serem melhores cidadãs, as ensina a não ver o seu semelhante como inimigo, ensina a cuidarmos uns dos outros e não querer pisar no outro para ter sucesso ou ganhar de qualquer forma, nos ensina que quando queremos o melhor para o outro isso reflete em nossa vida, de forma que o melhor chegue para nós também, quando passamos a enxergar a realidade da sociedade que nos rodeia, nos tornamos mais amáveis com esta sociedade e não vamos querer esconder ou acabar com ela, de forma geral é isto que o voluntariado nos traz e uma sociedade com mais gente pensando assim, só pode ser uma sociedade melhor para todos vivermos e criarmos nossas famílias.

E o voluntariado nos mostra isso de forma natural, por isso a experiencia se torna marcante.

O voluntário tem uma visão mais clara e consciente do que ocorre a seu redor, se torna mais crítico e busca sem o olhar da paixão fazer análises sobre o que acontece a sua volta, sem apontar dedos se um ou outro esta errado, mas o que pode, individualmente fazer para resolver a questão ou pelo menos colaborar para minimizar, visto que nem tudo é possível de ser sanado.

Este é o olhar voluntário tão importante para uma sociedade melhor para todos, por isso quanto mais voluntários no mundo, um mundo melhor teremos.

Vamos juntos fazer este mundo melhor?

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial

Recent Posts

Feira de Barão é palco de programação natalina especial até 12 de dezembro

(foto divulgação) De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2026, a Feira de…

18 hours ago

Além de Trump, população dos EUA também rejeitou instalação de data centers

(imagem patchon in motion - pxl) Os eleitores dos Estados Unidos deram um recado contrário…

18 hours ago

Quilombo Urbano recebe pocket show de forró pé de serra com o Trio Turbilhão

(foto julia bravo - divulgação) O Trio Turbilhão apresenta um pocket show gratuito no Quilombo…

19 hours ago

Hate Moss leva sua mistura de pós-punk, eletrônica e experimentação sonora ao Jardim do Sesc

(foto soneca - divulgação) O duo ítalo-brasileiro Hate Moss abre sua nova turnê pela América…

1 day ago

Feira da Reforma Agrária terá shows de Linn da Quebrada, Chico César e Juliana Linhares

A música ocupa lugar de destaque na programação cultural da 3ª Feira da Reforma Agrária…

2 days ago

Cineteatro exibe animação premiada, curtas e drama sobre a contaminação por agrotóxicos

"Citrotoxic" (foto divulgação) Uma animação nacional premiada, curtas produzidos no interior paulista e um drama…

2 days ago