Em busca de fortalecer a produção cultural em tempos de crise e ampliar o diálogo entre a universidade e a sociedade, o Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP promove a realização da Mostra Cênica de Inverno, que acontecerá do dia 13 ao dia 30 de agosto.
A programação, que contará com espetáculos, lives e debates apresentados pelos alunos da graduação e orientados pelos professores, será totalmente gratuita. O evento ocorre semestralmente desde 2010 e, nesta edição, se ressignifica devido às limitações impostas pela pandemia e à importância das medidas preventivas no contexto atual.
Neste sentido, a Mostra deste semestre se fortalece em dois principais aspectos: a virtualidade e a acessibilidade. Condicionados pela pandemia e pela necessidade de isolamento social, esta edição se fundamenta na exploração de novos formatos para criação e disponibilização de materiais artísticos, de modo a experienciar o hibridismo entre teatro e tecnologia.
Desde o início do ano, quando os encontros presenciais foram suspensos devido às implicações da pandemia, o Departamento de Artes Cênicas vem pesquisando como promover os estudos propostos no plano pedagógico por meio das diversas plataformas online, apostando nos processos de criação à distância e no desenvolvimento de obras virtuais.
Tendo em vista o caráter público da universidade e a responsabilidade de diálogo com a sociedade, e compreendendo a importância das artes cênicas na construção de espaços de troca, a Mostra busca investigar novas possibilidades de encontro com o público, promovendo momentos de reflexão através da exploração de novos meios, de modo a garantir o distanciamento que o momento sanitário exige e proporcionar experiências completas a todas as pessoas. Para tanto, além da virtualidade, a produção investe no caráter acessível da Mostra, o qual vem se intensificando desde 2018.
Nesta edição, as ações virtuais representam uma chance de exploração de práticas acessíveis nas plataformas online, focando em atravessar barreiras para possibilitar o contato com um público mais plural com diferentes vivências, partindo das singularidades de cada material.
A programação deste semestre é composta por: o vídeo manifesto “Manifesto Lima Barreto”, com orientação de Isa Kopelman; as dez webcenas “Você Tem 10 Minutos Para Me Fazer Chorar” , com orientação de Lucienne Guedes; o experimento de rádio-teatro “Rádio Estrangeira”, inspirado nas obras de Clarice Lispector, com orientação de Cassiano Sydow; e a cena-postagem “Cinco Dias em Março” , uma reescritura do texto japonês de Toshiki Okada, com orientação de Eduardo Okamoto.
Reiteramos que todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão de maneira
totalmente online.
Confira a programação completa no Catálogo Geral da Mostra. Para mais
informações sobre o evento, os materiais e acessibilidade, acesse a página da Mostra no site do Instituto de Artes da UNICAMP, bem como as nossas redes sociais: @labprodunicamp (Instagram) e o evento da Mostra (Facebook).
PROGRAMAÇÃO
Lançamento dos LabsDAC (Laboratórios do Departamento de Artes Cênicas)
Nome: Artes da Pedagogia: impasses e perspectivas em tempos de distanciamento social
Datas: 14 de agosto, às 17h
Plataforma: Canal do Youtube do LabPROD
Manifesto Lima Barreto
Formato: Transmissão ao vivo
Datas: 15 e 30 de agosto, às 19h
Plataforma: Instagram ( @manifesto_lima )
Acessibilidade: O material contará com legenda nos dias 15 e 30 e audiodescrição no dia 30.
Live-conversa: 15 de agosto, às 19h50
Plataforma: Canal do Youtube do LabPROD
Você Tem 10 Minutos Para Me Fazer Chorar
Formato: Transmissões ao vivo
Datas: 17 a 30 de agosto, em diversos horários * .
Plataforma: Whatsapp para primeiro contato.
Acessibilidade: Os materiais serão gravados e disponibilizados posteriormente com legendas e audiodescrição. Também serão utilizados textos alternativos nas plataformas digitais.
Live-conversa: “10 Minutos Para Fofocar” 13 de Agosto, às 18h30
Plataforma: Canal do Youtube do LabPROD
Contato para dúvidas: (19) 998482884 (Marina) e (12) 99770-0959 (Kimberly)
*Inscrições e horários das sessões no link disponível na bio do Instagram
( @10min_paramefazerchorar )
Rádio Estrangeira
Formato: Postagem
Data: 19 de agosto
Plataforma: Instagram ( @radioestrangeira) e plataformas sonoras (link disponível no
instagram)
Acessibilidade: Material de natureza sonora, abrangendo o público com deficiência visual.
As plataformas digitais utilizarão textos alternativos nas imagens.
Live-conversa: “Rádio Estrangeira: uma experiência a partir de Clarice Lispector”, 18 de
agosto, às 19h
Plataforma: Canal do Youtube do LabPROD
Cinco dias em março
Formato: Cena-postagem
Datas: de 22 a 26 de agosto, às 19h
Plataforma: Instagram ( @5dia_s )
Acessibilidade: O material audiovisual contará com legendas e as imagens de divulgação
utilizarão textos alternativos.
Live-conversa: 27 de agosto, às 15h
Plataforma: Canal do Youtube do LabPROD
(Carta Campinas com informações de divulgação)