Teatro em casa traz ‘Paixões da Alma’, inspirado em Descartes, e ‘Desconscerto’, com Matheus Nachtergaele

Dentro da programação #EmCasaComSesc, organizada pelo Sesc São Paulo, a série Teatro, que acontece sempre às 21h30, traz nesta segunda-feira (8) Cláudia Missura em Paixões da Alma, espetáculo baseado na filosofia de René Descartes.

Claudia Missura em Paixões da Alma (Foto: Andrea Pedro)

Dirigida e adaptada por Marcelo Romagnoli, a peça se passa numa cozinha, onde a atriz prepara um ensopado e dá a receita de como se proteger das paixões que atacam nossa alma. A descoberta dos mecanismos do corpo, a dissecação dos sentimentos, a análise das emoções e dos sentidos são tratadas de forma clara e precisa, assim como na obra do filósofo francês que inaugurou a filosofia moderna. Baseada principalmente em três livros de Descartes – Discurso sobre o Método, Meditações e As Paixões da Alma, a peça tem classificação indicativa de 14 anos.

Na quarta-feira (10), Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo para formato intimista, intitulando-a ‘Desconscerto’.

Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. “Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente”, explica o ator. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”. Ele define o monólogo como “um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. É só isso, se isso for pouco”. A peça não é recomendada para menores de 14 anos, e tem direção de Miriam Juvino.

Acompanhe as transmissões através do youtube.com/sescsp e instagram.com/sescaovivo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Longa de terror produzido em Campinas estreia no Centro de Convivência

(foto divulgação) O longa-metragem "Vicente na Cidade Fantasma" estreia na próxima quarta-feira, 6 de maio,…

8 hours ago

Base de Dário rejeita convocação de secretário para explicar devastação na Praça do Coco

(reprodução redes sociais) Com votos dos vereadores da base do prefeito Dário Saadi (Republicanos) na…

8 hours ago

CCEV comemora 10 anos neste primeiro de maio com homenagem a Wanda Conti

(imagem divulgação) O Centro Cultural Esperança Vermelha (CCEV), criado em 2016, é um espaço cultural…

8 hours ago

Pressão barra homenagem de vereador bolsonarista a red pill proibido de entrar na Câmara

(foto reprodução- instagram) Sob protesto de manifestantes no plenário contra a iniciativa e com apoio…

10 hours ago

Brasil no governo Lula sobe 58 posições e ultrapassa EUA em liberdade de imprensa

(foto ricardo stucket - pr) O Brasil chegou à 52ª colocação no último ranking que…

13 hours ago

Jorge Messias pode ser a chance de Lula melhorar dentro do eleitorado evangélico

(foto lula marques - ag brasil) A rejeição incomum da indicação de Jorge Messias ao…

14 hours ago